EDITAL Nº 145/GR/UFFS/2021

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a chamada para credenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), Campi Chapecó e Erechim.
 
1 DA FINALIDADE
1.1  Credenciar docentes para o desenvolvimento de atividades acadêmicas no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo), Campi Chapecó e Erechim, Curso de Mestrado Acadêmico, da Universidade Federal da Fronteira Sul, considerando o Regimento do PPGGeo, o Regulamento da Pós-Graduação da UFFS, o documento da área de Geografia na CAPES, a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 22/PROPEPG/UFFS/2018, a ficha da avaliação da área da Geografia na CAPES, os Relatórios do Coleta CAPES do PPGGeo e os resultados do I Seminário de Autoavaliação do PPGGeo.
1.2  Em conformidade com o Regimento do PPGGeo e com o Regulamento da Pós-Graduação da UFFS, o credenciamento é compreendido como a entrada de novos docentes, na modalidades permanentes ou colaboradores assim como a permanência de docentes credenciados no biênio 2019/2020 que não se enquadrem no edital de recredenciamento docente (EDITAL Nº 33/GR/UFFS/2020).
1.3  Entende-se como docente credenciado/a no PPGGeo, em conformidade com o Regulamento da Pós-Graduação da UFFS, aquele/a que desenvolve atividades regulares de orientação, pesquisa, ensino e produção intelectual, além dos demais requisitos previstos no referido Regulamento.
1.4  O processo de credenciamento de docentes tem como meta o aumento da qualidade da formação oportunizada aos discentes, a melhora da produção científica e técnica, a ampliação dos intercâmbios nacionais e internacionais e da inserção social do Programa e, partir disso, atingir níveis de qualidade estabelecidos nos indicadores definidos pela área de Geografia da CAPES.
1.5  O processo de credenciamento, objeto deste edital, se fará por meio das seguintes fases:
I -  Publicação do edital;
II -  Solicitação de credenciamento pelo/a docente;
III -  Análise e emissão de parecer pelaComissão de Credenciamento Docente designada pela PORTARIA Nº 1356/GR/UFFS/2020;
IV -  Decisão e homologação do parecer da Comissão pelo Colegiado do PPGGeo;
V -  Publicação de portaria com a homologação dos resultados pela PROPEPG.
 
2 DAS VAGAS
2.1  Serão ofertadas 2 (duas) vagas para docentes permanentes e 2 (duas) vagas para docentes colaboradores no PPGGeo com início previsto das atividades para o primeiro semestre letivo de 2021.
2.1.1  As vagas de docentes permanentes serão destinadas exclusivamente para a linha de pesquisa 1: Produção do espaço e dinâmicas naturais.
2.1.2  As vagas de docentes colaboradores serão destinadas uma para cada linha de pesquisa.
2.1.3  Para concorrer às vagas, o candidato deve ter produção científica aderente às temáticas que integram a linha de pesquisa do Programa à qual deseja concorrer, disponível em: www.uffs.edu.br/ppggeo > Área de concentração e linhas de pesquisa
2.2  O preenchimento das vagas ofertadas fica condicionado à classificação do/a candidato/a, ao parecer favorável da Comissão de Credenciamento Docente (PORTARIA Nº 1356/GR/UFFS/2020) do PPGGeo e posterior homologação pelo Colegiado do Programa.
 
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1  As inscrições devem ser realizadas de 01 a 12 de março de 2021, e nviando a documentação exigida no item4deste edital, digitalizada no formato de documento portável (PDF), para o e-mail sec.ppggeo@uffs.edu.br .
 
4 DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
4.1  O pedido de credenciamento a ser realizado pelo/a candidato/a deve ser acompanhado dos seguintes documentos em formato PDF.
I -  Formulário de inscrição (disponível na página www.uffs.edu.br/ppggeo > Formulários), indicando o Campus de atuação principal (Erechim ou Chapecó);
II -  Programa de disciplina a ser ministrada e/ou indicação de interesse em ministrar disciplina existente no Programa;
III -  Carta de intenções para atuação no programa durante o quadriênio destacando a aderência e pertinência da proposta de trabalho ao programa e a linha de pesquisa indicada.
IV -  Currículo Lattes atualizado até a data de envio do pedido, formato resumido padrão.
V -  Devem ser anexados os comprovantes dos artigos, livros e capítulos que foram aceitos para publicação.
 
5 DOS CRITÉRIOS
5.1  Os pedidos de credenciamentos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
I -  Possuir título de doutor/a ou equivalente;
II -  Estar vinculado a um grupo de pesquisa certificado pelo CNPq;
III -  Estar coordenando, pelo menos, um projeto de pesquisa;
IV -  Ter, ao menos, duas orientações concluídas ( lato sensu , stricto sensu , iniciação científica ou tecnológica, Trabalho de Conclusão de Curso);
V -  Ter aderência à linha de pesquisa pretendida e à área de concentração do Programa;
VI -  Apresentar, no mínimo, duas produções bibliográficas no biênio 2019/2020, sendo obrigatoriamente:
a)  dois artigos científicos publicados ou aceitos para publicação em periódicos com Qualis 2013/2016 nos estratos A1, A2, B1, B2 e B3, ou;
b)  1 artigo científico publicado ou aceito para publicação em periódico com Qualis 2013/2016 nos estratos A1, A2, B1, B2 e B3 e 1 livro ou capítulo.
VII -  Atender a, pelo menos, dois dos critérios abaixo:
a)  Um produto técnico (cursos de formação profissional; produtos de editoração; publicações tecnológicas; mapas, maquetes e similares; eventos organizados; desenvolvimento de aplicativos e softwares; materiais didáticos e instrucionais e artísticos; desenvolvimento de produtos, processos e técnicas; produção de programas em mídias; relatórios finais de pesquisa, nota técnica, notas de pesquisa, técnicos e de consultoria).
b)  Uma ação de internacionalização (coordenação de projeto com participação de docentes estrangeiros; ministração de palestra, curso ou disciplina em instituição estrangeira; estágio, visita técnica ou apresentação de trabalhos em instituição estrangeira; facilitação de vinda de docente estrangeiro para ministrar disciplinas, cursos ou palestras).
c)  Uma ação de inserção social, nucleação e visibilidade (coordenação de projeto de extensão ou cultura; participação em colegiados, comitês ou conselhos externos; participação em comissão organizadora ou GTs de eventos externos à instituição; prestação de consultoria ou assessoria técnico-científica externa; participação em redes e grupos de pesquisa externos; participação em bancas de programas de pós-graduação de outras instituições).
d)  Uma ação de integração com a educação básica (coordenação de PIBID ou Residência Pedagógica; ministração de aulas, cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de projetos na educação básica; orientação de iniciação científica ou tecnológica no ensino médio).
 
6 DO PROCESSO SELETIVO
6.1  Todos os docentes que atenderem aos critérios estabelecidos no item 5 deste edital estão aptos a se credenciar, respeitando o limite de vagas estabelecido no item 2 deste edital.
6.2  Para fins de classificação e desempate, serão considerados os seguintes critérios:
I -  Campus de atuação, com priorização para o Campus Erechim;
II -  Produção científica, com priorização para artigos publicados em periódicos dos estratos superiores do Qualis CAPES 2013/2016 (A1, A2, B1, B2 e B3).
III -  Ser bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq;
IV -  Prod. técnica
V -  Gênero, com priorização para candidatas do gênero feminino;
VI -  Idade
6.2.1  Serão consideradas na avaliação somente as produções científicas e as atividades acadêmicas dos anos 2019 e 2020.
6.2.2  A análise do currículo será realizada levando em consideração a aderência do candidato à linha de pesquisa do PPGGeo pretendida.
6.3  Os candidatos serão classificados, para cada linha de pesquisa, em ordem decrescente de priorização, de acordo com a avaliação da Comissão de Credenciamento de Docentes feita considerando o item 6.2 (I, II, III, IV, V e VI) deste edital.
 
7 DO CRONOGRAMA
7.1  As etapas do processo seletivo para credenciamento de docentes no PPGGeo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
ETAPA
PERÍODO
Inscrições
01 de março a 12 de março de 2021
Homologação das inscrições
A partir de 15 de março de 2021
Divulgação da relação dos aprovados
A partir de 29 março de 2021
Homologação dos aprovados
A partir de 05 de abril de 2021
7.2  É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, na página eletrônica do PPGGeo (www.uffs.edu.br/ppggeo), a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no cronograma proposto neste edital.
 
8 DOS RECURSOS
8.1  O candidato poderá interpor recurso à Comissão de Credenciamento sobre o resultado do processo de credenciamento em até dois dias após a publicação do resultado na página eletrônica do PPGGeo (www.uffs.edu.br/ppggeo).
8.2  Os recursos deverão ser encaminhados para o e-mail sec.ppggeo@uffs.edu.br e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
8.3  Após a apreciação do recurso pela Comissão de Credenciamento, será emitido parecer no prazo de dois dias após o encerramento do prazo de recurso.
 
9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1  O candidato, ao assinar o formulário de inscrição, declara que leu e concorda com as normas deste edital.
9.2  Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Credenciamento, em primeira instância, e pelo Colegiado do PPGGeo, em última instância.
 
 

Data do ato: Chapecó-SC, 26 de fevereiro de 2021.
Data de publicação: 26 de fevereiro de 2021.

Marcelo Recktenvald
Reitor

Documento Histórico

EDITAL Nº 145/GR/UFFS/2021