ATA Nº 10/CONSCLS/UFFS/2019

2ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Aos vinte e quatro dias do mês de setembro de dois mil e dezenove, às quatorze horas e quinze minutos, na sala 203 do Bloco A do Campus Laranjeiras do Sul, da Universidade Federal da Fronteira Sul, reuniram-se os membros: Anderson Luiz de Oliveira, Andresa Freitas, Diogo José Siqueira, Fábio Luiz Zeneratti, Fábio Pontarolo, Fernanda Marcon, Gracialino da Silva Dias, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Larissa Canhadas Bertan, Liria Ângela Andrioli, Maria Eloá Gehlen, Roberto Antônio Finatto, Ronaldo José Seramim, Ronan Maciel Marcos, Ronie Von Teixeira Santana, Ricardo Key Yamazaki, Thiago Bergler Bitencourt, para a segunda Sessão Extraordinária do Conselho de Campus, conforme lista anexa, e a secretária executiva Jaciele Hosda para registro. Justificaram ausências os membros: Aline Pomari Fernandes, Betina Muelbert e Siomara Aparecida Marques. 1. ORDEM DO DIA: A Sessão extraordinária marcada para esta data tem pauta única, a fim de definir o perfil dos códigos de vaga para concurso nas vagas liberadas pela redistribuição do professor Alex Verdério, e pela remoção da professora Katia Aparecida Seganfredo. Thiago Bergler Bitencourt (coordenador acadêmico) conduziu a Sessão visto que professor Martinho Machado Junior está participando de uma sessão extraordinária do CONSUNI. 1.1. Código de vaga: Professor Ricardo Key Yamazaki presidente da comissão constituída para estudo e levantamento de carga horária docente do Campus Laranjeiras do Sul (RESOLUÇÃO Nº 14/CONSC-LS/UFFS/2019), junto com os membros Thiago Bergler Bitencourt, Lucimara Lemiechek e Maria Eloá Gehlen. Ricardo Key Yamazaki apresentou uma planilha de demanda docente por área, descrevendo cada componente curricular associando ao docente responsável, atribuindo projeções de todos os CCRS e cursos até sua total integralização. Ricardo Key Yamazaki sugeriu utilizar os dados da tabela focando na área do código em discussão, neste caso na área da educação, mostrando quais componentes estão descobertos com a falta dessas vagas. As demais áreas podem ser discutidas em outros momentos. A proposta foi aceita pelos membros. Professor Gracialino Dias questionou a comissão, se nesse estudo da demanda docente verificou-se a necessidade de professor na área de matemática. Thiago Bergler Bitencourt explanou que a área de matemática de fato merece atenção, porém neste momento a área de educação é que precisa de ser organizada, pois além de ter disciplinas gerais aos cursos de licenciatura, precisa contemplar as especificidades dos cursos. Maria Eloá Gehlen falou enquanto pedagoga, que é preciso atender o que necessita no campus como um todo, atendendo a área da educação de forma geral, mas ter cuidado com as demandas específicas, pois, relatou que com a saída da professora Patricia Guerrero e a não reposição da área atendida pela professora em questão, ela (Maria Eloá Gehlen) precisou ministrar aulas de antropologia que não é sua área de atuação. Enfatizou que fica complicado docentes de outras áreas assumirem demandas para atender as demandas dos cursos. Thiago Bergler Bitencourt explicou sobre a decisão de mudar o código de vaga da professora Patricia Guerrero, pois na ocasião foram questionados sobre manter um professor com dedicação exclusiva com apenas dois componentes curriculares específicos no campus, como era o caso da docente mencionada. Ricardo Key Yamazaki reforçou o que foi falado pela professora Maria Eloá Gehlen, sobre a distribuição dos componentes curriculares, verificando quem pode assumir disciplinas em outros cursos. Ricardo Key Yamazaki enfatizou, também, sobre as questões que fogem do controle, como afastamentos, licenças e processos de professores substitutos. Ronie Von Teixeira Santana pediu que se possível tenha organização anterior para evitar que componentes curriculares fiquem sem aula tanto tempo. Thiago Bergler Bitencourt explicou que nem sempre é questão de planejamento, a outros fatores que não podem ser previstos. Fernanda Marcon retomou a pauta da sessão sinalizando que é preciso, pelo menos, a vaga que era ocupada pela professora Katia Aparecida Seganfredo seja deliberada para o curso de pedagogia, para atender demandas urgentes, além de que, quando foi aprovado novos cursos, foram contabilizados todos os docentes que tinham no campus, e que se haviam demandas extras, deveriam ter sido pensado em outro momento. Elencou que a área que era ocupada pela professora Katia Aparecida Seganfredo precisa ser reposta, que é mais específica da educação infantil, mas não há como ter dois docentes específicos nesta área, sem ter feito um planejamento do curso, onde outras licenciaturas também necessitam. Líria Ângela Andrioli parabenizou a comissão pelo trabalho, e que a partir da demanda apresentada visualiza que é preciso olhar para o todo do campus, e pensar no campus inteiro. A partir desse estudo da comissão teve certeza de que é preciso defender as duas vagas para educação, e que as duas devem atender as licenciaturas. Sugeriu encaminhamento de uma vaga mais ampla para educação, e uma voltada a área de educação infantil e séries iniciais. Fábio Luiz Zeneratti propôs que as vagas sejam para a área da educação, com um docente específico na área infantil, e uma mais geral. Graduado em pedagogia e doutor em educação. Gracialino Dias parabenizou a comissão pelo trabalho, e solicitou encaminhamento em relação as vagas, pois o campus perdeu dois doutores em educação, enfatiza a necessidade de duas vagas específicas para educação infantil. Thiago Bergler Bitencourt mencionou que é preciso pensar, também, na dificuldade de termos professores de áreas sozinhos no campus, é interessante mais docentes na mesma área para que possa ter força de atuação na área. Líria Ângela Andrioli mencionou que o curso de Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humans já “abriram mão” vagas específicas para o curso a fim de pensar docentes que atendam o campus como um todo, e que uma vaga de pedagogia mais geral pode atender a todas as licenciaturas. Fernanda Marcon mencionou que a educação do campo já “abriu mão” de várias coisas, e que precisa ser pensada também como curso. Gracialino Dias sugeriu encaminhamento a partir da sua posição de dois docentes para educação infantil. Ricardo Key Yamazaki questionou se o professor com doutorado em educação específico na área de educação infantil atende as demais áreas? Os docentes presentes desta área concordam que sim atendem as demandas dos cursos de licenciatura. Fábio Luiz Zeneratti comentou que está definido que as duas vagas serão para a área da educação, o que precisa definir é o perfil. Thiago Bergler Bitencourt questionou sobre abrir dois perfis de vaga com mesmo perfil. Após discussões o presidente do conselho de campus, em exercício Thiago Bergler Bitencourt, colocou em votação as duas propostas, sendo um total de votantes de dezesseis votos válidos presentes. A primeira proposta sugerida pela professora Líria Ângela Andrioli de ter dois perfis distintos, um com caráter específico na educação infantil e séries iniciais e outro mais amplo em educação, a fim de atender as demais licenciaturas. Colocada em votação: obteve oito votos a favor da proposta e sete contrários, contabilizando quinze votos, mais o do presidente que somente vota em caso de empate, totaliza os dezesseis votos. A segunda proposta sugerida pelo professor Gracialino da Silva Dias de ter dois perfis iguais na área de educação infantil e séries iniciais a fim de atender o curso de pedagogia, que está com sérios problemas de falta de docentes nos componentes curriculares. Colocada em votação: obteve sete votos a favor da proposta e oito contrários, contabilizando quinze votos, mais o do presidente que somente vota em caso de empate, totaliza os dezesseis votos. Neste sentido, por votação o conselho de campus definiu que as duas vagas em discussão serão destinadas a área de educação, com perfis diferentes: um abrangendo a área de educação como um todo; e outra mais específica a educação infantil e séries iniciais. O formulário que contém informações como o perfil, pontos de provas e bancas devem ser formulados da seguinte forma: área da educação sob responsabilidade dos cursos de interdisciplinar em educação do campo; área de educação infantil e séries iniciais sob responsabilidade do curso de pedagogia; a fim de agilizar o processo de solicitação de concurso público. Consta-se em Ata ainda, que os perfis irão para concurso público: um com exigência mínima de graduação em pedagogia, mestrado e doutorado em educação; e outro com exigência mínima de graduação em pedagogia e doutorado em educação. Após a definição o professor Gracialino da Silva Dias, solicitou que fosse incluído em Ata “que essa decisão pagará um preço alto pois o curso de pedagogia precisa destes professores”. Solicitou, ainda que os coordenadores deixem ele (Gracialino da Silva Dias) dar aula nos cursos e realiza a orientação. Thiago Bergler Bitencourt solicitou que os responsáveis pelos formulários com os perfis das vagas e demais informações encaminhem o quanto antes para a coordenação acadêmica dar segmento aos trâmites. 2. Encerramento. Nada mais havendo a tratar, eu, Jaciele Hosda, secretária dos órgãos colegiados, lavrei esta Ata, que, após aprovada, será assinada por mim e pelo presidente, em exercício nesta Sessão.

Data do ato: Laranjeiras do Sul-PR, 24 de setembro de 2019.
Data de publicação: 08 de outubro de 2019.

Thiago Bergler Bitencourt
Presidente do Conselho de Campus Laranjeiras do Sul

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