EDITAL Nº 39/GR/UFFS/2013

ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO DE REMOÇÃO, A PEDIDO, DE SERVIDORES DOCENTES

O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS, no uso das atribuições legais, e tendo em vista o disposto na alínea "c" do inciso III do parágrafo único do art. 36 da Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990 e Resolução nº 006/2012 - CONSUNI/CA, resolve expedir o presente edital para estabelecer regras e formas específicas para instalar processo de remoção de servidores docentes, a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração.

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Ficam abertas as inscrições para o processo de remoção a pedido de servidores integrantes da carreira de Professor do Magistério Superior, inclusive em estágio probatório, no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul.

2 CONCEITOS

2.1 Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

2.1.1 Para fins deste edital, conforme disposto no item 1.1, entende-se por modalidade de remoção, a que ocorre a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

3 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

3.1 São diretrizes deste edital:

a) assegurar o acesso dos servidores da UFFS, integrantes da carreira de Professor do Magistério Superior, ao processo de remoção;

b) prover o quadro de forma a conciliar o interesse institucional e do servidor;

c) manter a regularidade e o bom funcionamento das atividades de ensino, pesquisa, extensão.

3.1.1 A modalidade de remoção tratada neste edital, não prevê:

a) ajuda de custo, para atender às despesas de viagem, mudança e instalação;

b) transporte, inclusive para seus dependentes;

c) transporte de mobiliário e bagagem, inclusive de seus dependentes.

4 DAS VAGAS

4.1 As vagas a serem preenchidas através deste processo de seleção estão dispostas conforme Anexo I, o qual dispõe:

a) descrição detalhada da vaga;

b) local da vaga;

c) número de vagas por área e por Campi;

d) requisitos mínimos desejados (formação e linha de atuação/pesquisa).

5 DAS INSCRIÇÕES

5.1 Os servidores interessados em participar do processo de remoção deverão efetuar a inscrição, mediante preenchimento do formulário específico de remoção - Anexo II.

5.2 No ato da inscrição o servidor deve atentar para o preenchimento de todas as exigências e documentos necessários ao processo seletivo de remoção, sendo essencialmente:

I - Declaração de ciência da chefia imediata do Campus de origem - Anexo III;

II - Declaração de renúncia das vantagens financeiras decorrentes do processo de remoção - Anexo III;

III - Declaração de previsão de retorno as atividades, do servidor que encontra-se afastado sob qualquer título, dentro de 45 (quarenta e cinco) dias após resultado final estabelecido em edital - Anexo III;

IV - Preenchimento adequado de formulário específico de solicitação de remoção - Anexo II;

V - Informação do link de acesso do Currículo Lattes do candidato.

5.2.2 Servidores que já possuem processos de remoção anteriores ao edital poderão concorrer às vagas contidas no anexo I, preenchendo e protocolando dentro do período destinado as inscrições, conforme subitem 5.5, os documentos solicitados no item 5.2 e o formulário de solicitação de inclusão de processo de remoção - Anexo IV.

5.3 Somente será admitida uma inscrição por candidato, havendo uma única opção de Campus e de vaga.

5.3.1 Havendo mais de um pedido de inscrição de um mesmo candidato, será considerado apenas o último deles, desde que efetuado dentro do período de inscrição.

5.4 O candidato poderá efetuar o pedido de remoção para qualquer unidade de lotação da UFFS.

5.4.2 É vedada a inscrição condicional.

5.5 Os documentos de inscrição supracitados deverão ser protocolados conjuntamente, no Serviço de Expedição de qualquer unidade da UFFS, endereçados à DPAM - Divisão de Provimento, Acompanhamento e Movimentação, das 09 horas do dia 04 de março de 2013 até as 17 horas do dia 08 de março de 2013, sendo vedada qualquer outra forma de inscrição.

5.5.1 Será possível a alteração da inscrição do candidato ou a sua desistência apenas durante o prazo de inscrição, desde que formalizada através de protocolo endereçado à DPAM - Divisão de Provimento, Acompanhamento e Movimentação e envio de e-mail institucional do servidor interessado para o endereço eletrônico: capr@uffs.edu.br.

Parágrafo único: O registro do protocolo não exclui a necessidade do envio de e-mail.

5.6 A inscrição no Processo Seletivo de Remoção, implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas contidas no presente edital.

5.7 As informações constantes no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato. A não veracidade das informações acarretará:

5.7.1 Nas implicações legais pertinentes; e

5.7.2 Conforme o interesse da administração:

a) Se a remoção não tiver sido efetivada, o edital de homologação de remoção poderá ser retificado; ou

b) No caso de a remoção já haver sido efetivada, a administração poderá promover a remoção de ofício do servidor ao campus de origem, sem qualquer ônus para a Administração.

5.7.3 No caso de preenchimento incompleto ou incorreto dos formulários, o candidato será desclassificado do certame.

5.8 Do resultado de homologação das inscrições caberá recurso em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado. O recurso deverá ser encaminhado via e-mail institucional para capr@uffs.edu.br e protocolado até as 17 horas do último dia, junto ao Serviço de Expedição, endereçado à DPAM - Divisão de Provimento, Acompanhamento e Movimentação.

Parágrafo único: O registro do protocolo não exclui a necessidade do envio de e-mail.

6 DA COMISSÃO E DO PROCESSO SELETIVO

6.1 A condução do processo seletivo de remoção será realizada pela Comissão de Avaliação do Processo de Remoção designada pela Portaria 046/GR/UFFS/2013, de 08 de fevereiro de 2013.

6.1.1 A Avaliação dos pedidos será realizada pelos membros docentes conforme os critérios dispostos no item 4.1 deste edital.

6.2 Compete à Comissão de Avaliação do Processo de Remoção:

I - coordenar todo o processo de remoção;

II - elaborar o edital que normatiza as regras e prazos para a remoção;

III - homologar as inscrições;

IV - julgar os pedidos de remoção de acordo com os critérios estabelecidos em edital;

V - avaliar possíveis recursos dos candidatos inscritos no processo de remoção;

VI - homologar o resultado final.

6.3 A Comissão de Avaliação do Processo de Remoção considerará, para fins de classificação e desempate, a respectiva ordem de preferência:

I - atendimento aos requisitos determinados pela unidade demandante;

II - nomeação para Campus distinto do escolhido quando da inscrição do concurso público;

III - maior tempo de serviço na UFFS;

IV - maior titulação acadêmica;

V - regime de trabalho, conforme sequência em DE, 40 horas e demais em ordem decrescente.

VI - servidor mais antigo no serviço público federal;

VII - proximidade da família;

VIII - maior idade;

IX - jurado do Tribunal de Júri, conforme estabelece o art. 440 do código de Processo Penal Brasileiro.

6.4 As vagas disponíveis, conforme Anexo I, serão preenchidas respeitando a ordem de classificação do resultado final dos candidatos aprovados por área/Campus.

7 DOS RECURSOS E HOMOLOGAÇÃO

7.1 Do resultado caberá recurso em até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado. O recurso deverá ser protocolado junto ao Serviço de Expedição, até as 17 horas do último dia, endereçado à DPAM - Divisão de Provimento, Acompanhamento e Movimentação.

7.1.1 Em caso de indeferimento do recurso por parte da Comissão de Avaliação do Processo de Remoção, caberá novo recurso, o qual deverá ser protocolado junto à Câmara de Administração do Conselho Universitário, em até 2 dias úteis, até as 17 horas do último dia, após divulgação do resultado citado no subitem 7.1.

7.2 Por ocasião da interposição dos recursos não será admitida a complementação de documentos não apresentados no momento da inscrição, ou novas informações não prestadas pelo candidato por ocasião da inscrição.

7.3 Será indeferido o pedido de recurso apresentado fora do prazo, fora de contexto e de forma diferente da estipulada neste edital.

7.4 Após o julgamento dos recursos, a Comissão divulgará o resultado final no Boletim Oficial da UFFS, respeitando a ordem de classificação dos candidatos.

8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E GERAIS

8.1 O servidor que tiver o processo deferido pela Comissão e que ficar dentro do número de vagas ofertadas por este Edital, deverá aguardar a publicação da portaria de remoção, que far-se-á, obrigatoriamente, em até trinta dias após a homologação do resultado final, com as seguintes ressalvas:

a) O período de que trata o caput poderá ser maior, desde que acordado entre os Campi envolvidos na remoção (de origem e de destino).

b) A remoção pode ser protelada por tempo indeterminado, por motivo de força maior, devidamente justificada.

8.1.1 A remoção ocorre após a autorização do Reitor e se efetiva quando da retomada em exercício do candidato no Campus para o qual foi removido.

8.2 O servidor que deva ter exercício em outro município em razão de ter sido removido, terá, no mínimo, dez e, no máximo, trinta dias de prazo, contados da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo, incluído nesse prazo o tempo necessário para o deslocamento para a nova sede.

8.2.1 Na hipótese de o servidor encontrar-se em licença ou afastado legalmente, o prazo a que se refere este artigo será contado a partir do término do impedimento.

8.3 É facultado ao servidor declinar dos prazos estabelecidos no item 8.2 deste edital.

8.4 A inscrição deferida no presente certame não assegura o direito à remoção, ficando o ato condicionado à classificação dentro do número de vagas disponibilizada para remoção.

8.5 Não haverá possibilidade de desistência da remoção, por parte do servidor, após homologação.

8.6 Os processos de remoção protocolados para vagas ofertadas neste edital não geram direito automático por ocasião do surgimento de vagas posteriores.

8.7 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Avaliação de Processo de Remoção.

 

ANEXO I

CERRO LARGO

Nº DA VAGA

ÁREA DE CONHECIMENTO

QTD DE VAGAS

REQUISITOS MÍNIMOS/FORMAÇÃO

LINHA DE ATUAÇÃO/PESQUISA

1

Engenharia Ambiental: Qualidade das Águas e Tratamento de Águas Residuárias

1

Graduação em Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária e Ambiental; mestrado ou doutorado em Engenharia Ambiental ou áreas afins

Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental

2

Fenômenos de Transportes e Termodinâmica

1

Graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia Química com Mestrado e/ou Doutorado em Engenharia

Engenharia Mecânica e Engenharia Química

3

Controle de Poluição do Solo e Controle de Poluição das Águas

1

Graduação em Engenharia Ambiental e/ou Sanitária, ou Graduação em Tecnologia Ambiental, com Mestrado e/ou Doutorado em Engenharia

Engenharia Ambiental, Sanitária e Tecnologia Ambiental

4

Física Geral

1

Graduação em Física, com mestrado ou doutorado em Física ou Astronomia.

Sem restrições

5

Ensino de Física

1

Licenciatura em Física, com mestrado ou doutorado em Ensino de Física ou Ensino de Ciências ou Educação Científica e Tecnológica ou Educação

Ensino de Física ou Ensino de Ciências ou Educação Científica e Tecnológica ou Educação

6

Física/Ensino de Física

1

Graduação em Física, com mestrado ou doutorado em Física ou Ensino de Física ou Astronomia.

Sem restrições

7

Produção Animal

1

Graduação em Zootecnia ou Agronomia com Mestrado e/ou Doutorado em Zootecnia

Produção Sustentável de Monogástricos

8

Proteção de Culturas

1

Graduação em Agronomia e Mestrado ou Doutorado em Fitotecnia/Defesa Fitossanitária

Manejo ecológico de pragas, doenças e plantas invasoras de culturas

9

Engenharia Rural

1

Graduação em Engenharia Agrícola ou Agronomia e Mestrado e/ou Doutorado em Engenharia Rural ou Agrícola.

Construções rurais e sistemas de irrigação

10

Ensino de Química: Prática de ensino e Estágio Curricular Supervisionado

1

Licenciatura em Química, Mestrado ou Doutorado em Ensino de Química, Ensino de Ciências, ou Educação nas Ciências.

Formação Docente Inicial e Continuada; Currículo; Ensino.

11

Físico-química

1

Graduação em Química Mestrado ou Doutorado em Química ou Físico-química

Química Geral e Físico-química

12

Língua Portuguesa e Linguística

1

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Correspondentes e Mestrado e/ou Doutorado em Estudos Linguísticos; ou Língua Portuguesa; ou Linguística Geral; ou Linguística Aplicada; ou Educação.

Estudos Linguísticos; ou Língua Portuguesa; ou Linguística Geral; ou Linguística Aplicada ou Educação.

13

Língua Espanhola

1

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Espanhola e Literaturas Correspondentes e Mestrado e/ou Doutorado em Estudos Linguísticos; ou Língua Espanhola; ou Linguística Geral; ou Linguística Aplicada; ou Educação.

Estudos Linguísticos; ou Língua Espanhola; ou Linguística Geral; ou Linguística Aplicada ou Educação.

14

Biologia Molecular, Genética Clássica, Genética de Populações e Evolução

1

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, com Mestrado e/ou Doutorado em Genética ou Biologia Molecular

Genética Básica ou Genética de Populações ou Genética e Evolução

15

Botânica

1

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestrado e/ou Doutorado em Botânica ou Biologia Vegetal

Botânica Estrutural e Sistemática

16

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências/Biologia

1

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e Mestrado ou Doutorado em Ensino de Ciências ou Educação ou Educação nas Ciências ou Ensino Científico e Tecnológico

Formação de professores no ensino de ciências e biologia ou Inovação curricular no ensino de ciências e biologia ou Processo de ensino e aprendizagem em ciências e biologia ou Políticas e práticas de ensino em ciências e biologia

17

Administração/Administração Financeira

1

Bacharelado em Administração; mestrado ou doutorado em Administração, Contabilidade, Controladoria, Economia, Engenharia da Produção, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Rural, Agronegócios ou áreas afins.

Administração Geral, Administração Financeira, Cooperativismo, Desenvolvimento Rural e Agroindustrial e Administração Rural

18

Administração/Administração de Marketing

1

Bacharelado em Administração; mestrado ou doutorado em Administração, Engenharia da produção, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Rural, Agronegócios ou áreas afins.

Administração Geral, Administração Financeira, Cooperativismo, Desenvolvimento Rural e Agroindustrial e Administração Rural

19

Administração/Administração da Produção

1

Bacharelado em Administração; mestrado ou doutorado em Administração, Engenharia da Produção, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Rural, Agronegócios ou áreas afins.

Administração Geral, Administração Financeira, Cooperativismo, Desenvolvimento Rural e Agroindustrial e Administração Rural

TOTAL CAMPUS CERRO LARGO

19

   

CAMPUS ERECHIM

Nº DA VAGA

ÁREA DE CONHECIMENTO

QTD DE VAGAS

REQUISITOS MÍNIMOS/FORMAÇÃO

LINHA DE ATUAÇÃO/PESQUISA

20

Irrigação e Drenagem

1

Engenheiro Agrônomo ou Agrícola, com Doutorado em Engenharia Rural ou Engenharia Agrícola ou Agronomia

Irrigação e Drenagem; Hidráulica

21

Construções Rurais e Topografia

1

Engenheiro Agrônomo ou Agrícola, com Mestrado em Engenharia Rural ou Engenharia Agrícola ou Agronomia ou Engenharia Civil

Construções Rurais; Topografia; Desenho técnico

22

Ensino de História

1

Graduação em História; Mestrado ou Doutorado em História ou Educação.

Estágio Supervisionado

23

Estágio Curricular Supervisionado

1

Graduação em Pedagogia - Mestrado e/ou Doutorado em Educação. Experiência em Estágio Curricular e em Docência na Educação Básica

Estágio Curricular Supervisionado (Gestão de escolas e planejamento, coordenação e avaliação de projetos educativos; Educação Infantil; Anos iniciais do Ensino Fundamental).

24

Ensino de Geografia

1

Licenciatura em Geografia, Mestrado ou Doutorado em Educação ou Geografia com temática relacionada à Educação

Didática em Geografia; Estágio Supervisionado em Geografia I; Estágio Supervisionado em Geografia II; Metodologia de Ensino de Geografia; Optativa I; Optativa II

25

Biogeografia

1

Graduação em Geografia; Mestrado ou Doutorado em Geografia ou Ecologia ou áreas afins

Biogeografia; Geografia Física; Planejamento Ambiental; Tópicos Especiais em Geografia Física (opt); Trabalho de Campo (opt)

         

26

Projeto Arquitetônico e Urbanístico: Experimentação, Processos Construtivos e Sistemas Estruturais

1

Arquiteto e urbanista; mestrado ou doutorado em arquitetura e urbanismo na área de: Tecnologia ou construção civil ou áreas afins

Conteúdos: Sistemas estruturais na concepção do projeto arquitetônico; A evolução dos sistemas construtivos ao longo da história e sua aplicação na compreensão do processo de projeto; A construção de protótipos como prática e experimentação no ensino e na aprendizagem do projeto arquitetônico; Pré‐dimensionamento de elementos estruturais de aço, concreto e madeira, aplicado ao projeto arquitetônico; A sustentabilidade na produção e na utilização da obra arquitetônica: repercussões nas decisões do projeto arquitetônico e urbano e no processo de ensino/aprendizagem; A interdisciplinaridade no ensino/aprendizagem do projeto arquitetônico; Comportamento dos diferentes materiais de construção e sua aplicação no Projeto arquitetônico: patologia e recuperações; Mecânica dos solos e topografia aplicada às decisões projetuais; O uso de materiais alternativos e técnicas construtivas populares e regionais na arquitetura contemporânea; Projeto arquitetônico e qualificação do espaço urbano: da escala da cidade à do edifício

27

Teoria e Planejamento do Espaço Urbano e Regional e Projeto Arquitetônico e Urbanístico

1

Arquiteto e urbanista; mestrado ou doutorado em urbanismo, planejamento urbano, teoria urbana ou áreas afins

Conteúdos: A interdisciplinaridade no ensino e aprendizagem do planejamento urbano e do projeto arquitetônico: o lugar da história e da teoria; O movimento moderno e a cidade, o problema da habitação no século XX; O surgimento das teorias urbanas, do socialismo científico e utópico à hegemonia do funcionalismo na prática do desenvolvimento urbano e seus desdobramentos atuais; O espaço público na cidade contemporânea; A centralidade, a localização dos investimentos públicos e a segregação espacial urbana na cidade contemporânea; O lugar da história e da teoria na construção do espaço urbano Contemporâneo; A arquitetura como elemento constituinte do tecido urbano, considerando tanto os limites do Modernismo como do Historicismo: análise de suas repercussões na prática profissional e no processo de ensino/aprendizagem de projeto e da teoria e história da arquitetura e do urbanismo; As cidades de pequeno e médio porte frente às desigualdades regionais e urbanas ‐ paradigmas atuais do planejamento urbano; O lugar da história e da teoria da arquitetura e do urbanismo na relação ensino e/ou aprendizagem do projeto arquitetônico e do planejamento urbano na

Contemporaneidade; As políticas recentes na produção da cidade: contribuições e críticas

28

Teoria e História da arquitetura e Urbanismo e Projeto Arquitetônico e Urbanístico

1

Arquiteto e urbanista; mestrado ou doutorado em arquitetura e urbanismo, teoria e história da arquitetura e urbanismo ou áreas afins.

Conteúdos: A arquitetura e a construção das cidades na contemporaneidade: universalismo versus contextualismo; A pós‐modernidade e a crítica da arquitetura e do urbanismo: novos paradigmas da contemporaneidade - a identidade e o lugar; Repercussões da história da arquitetura e urbanismo no ensino/aprendizagem do projeto arquitetônico; História da técnica na arquitetura e urbanismo: evolução dos materiais e processos construtivos; Movimento Moderno Nacional e Internacional e sua repercussão nas cidades brasileiras: contribuições e críticas; Arquitetura latino‐americana, a relação entre o vernáculo e o contemporâneo; O centro histórico das cidades da região sul: a presença do Art Déco e outros estilos do século XX como patrimônio; A interdisciplinaridade no ensino e aprendizagem do projeto arquitetônico e urbano: o lugar da história e da teoria; As técnicas retrospectivas como resgate patrimonial: entre a técnica e a reconstituição da obra - física e socialmente; Os ciclos da arquitetura brasileira e seu desdobramento no panorama da arquitetura brasileira contemporânea - referências projetuais e debates teóricos.

29

Projeto Arquitetônico, construção Civil e Instalações Prediais

1

Engenheiro Civil com Mestrado ou Doutorado em Arquitetura ou Engenharia Civil ou áreas afins.

Conteúdos: Projeto arquitetônico e urbanístico; Instalações prediais; Infraestrutura urbana; Construção civil; Materiais e técnicas construtivas

30

Projeto Arquitetônico, Expressão Gráfica e Desenho Assistido por Computador

1

Arquiteto e urbanista com Mestrado ou Doutorado em Arquitetura e Urbanismo ou áreas afins com ênfase em expressão Gráfica, Artes Plásticas ou áreas afins.

Conteúdos: Projeto arquitetônico e urbanístico; Desenho técnico arquitetônico e urbanístico; Geometria descritiva (plana e espacial); Desenho artístico; Meios de expressão gráfico; Desenho assistido por computador

31

Geotecnia Ambiental: Controle de Poluição dos Solos, Mecânica dos Solos, Geotecnia e Hidrogeologia

1

Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária ou Engenharia de Minas e Doutorado em Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária ou Engenharia de Minas

Mecânica dos solos I; Mecânica dos solos II; Geotecnia Ambiental; Controle de poluição dos Solos; Hidrogeologia.

32

Saneamento: Sistemas de Água e Esgoto, Tratamento de Água de Abastecimento, Tratamento de Efluentes e Poluição Atmosférica

1

Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária ou Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos e Doutorado em Engenharia Civil ou Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária ou Engenharia Química ou Engenharia de Alimentos.

Sistemas de água e esgoto; Controle de poluição atmosférica I; Controle de poluição atmosférica II; Tratamento de água de abastecimento; Projeto de tratamento de água de abastecimento; Tratamento de efluentes I; Tratamento de efluentes II.

33

Etnologia Indígena

1

Graduação em Ciências Sociais ou Antropologia, Mestrado e/ou Doutorado em Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena.

Alteridade e Etnocentrismo; Antropologia estrutural; Antropologia social; Linha de Pesquisa: Etnologia indígena

34

Hermenêutica, Estética e Antropologia Filosófica

1

Graduação em Filosofia, Mestrado em Filosofia, Doutorado em Filosofia e produção acadêmica na área de conhecimento

Hermenêutica; Estética; Antropologia Filosófica

TOTAL CAMPUS ERECHIM

15

   

CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

Nº DA VAGA

ÁREA DE CONHECIMENTO

QTD DE VAGAS

REQUISITOS MÍNIMOS/FORMAÇÃO

LINHA DE ATUAÇÃO/PESQUISA

35

Solos

1

Graduação em Agronomia ou área afim; e Mestrado e/ou Doutorado em Agronomia ou área afim.

1.Fatores e processos de formação dos solos; 2.Tipos de solos; 3.Ecologia da microbiota e da fauna dos solos; 4.Microbiologia da rizosfera;5. Ciclos dos elementos minerais do solo e relação com os organismos;6. Micronutrientes e macronutrientes;7.Nutrientes para plantas cultivadas;8.Métodos de avaliação, manejo e conservação dos solos;9. Teoria da trofobiose, implicações dos adubos solúveis sobre as plantas;10. Relação adubos químicos e organismos do solo.

36

Microeconomia

1

Graduação em Ciências Econômicas; e Mestrado e/ou Doutorado em Economia

Microeconomia, economia de empresas, economia industrial.

37

Macroeconomia

1

Graduação em Ciências Econômicas; e Mestrado e/ou Doutorado em Economia

Macroeconomia, economia e política monetária.

38

Comercialização, Gestão e Produção Agrícola

1

Graduação em Administração ou Ciências Econômicas ou Agronomia; Mestrado e/ou Doutorado em Administração Rural ou Economia Agrícola

Produção agrícola, comercialização de produtos agropecuários, gestão de unidades agrícolas.

39

Engenharia de Alimentos

1

Graduação em Engenharia de Alimentos ou Engenharia Química; Doutorado em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química ou áreas afins

Fenômenos de transporte , Operações unitárias, Simulação e controle de processos da indústria de alimentos, Controle de processos , Termodinâmica, Refrigeração, Projetos da indústria de alimentos e processos químicos

40

Engenharia e Tecnologia de Alimentos

1

Graduação em Engenharia de Alimentos; Doutorado em áreas afins

 

Tecnologia de alimentos , Análise de alimentos , Análise sensorial , Marketing e desenvolvimento de produtos , Embalagem de alimentos , Processamento de alimentos de origem animal e vegetal ; Bromatologia.

 

41

Educação do Campo

1

Graduação em Pedagogia ou qualquer outra licenciatura; e Mestrado e/ou Doutorado em Educação; ou Ciências Humanas e Sociais

Educação do Campo; Políticas públicas em Educação do Campo; Formação de Professores da Educação Básica.

 

 

42

Engenharia de Sistemas Aquícolas

1

Graduação em Engenharia de Aquicultura, Agronomia, Engenharia Agrícola ou áreas afins; Doutorado nas áreas afins.

Dimensionamento de estruturas para produção, processamento e armazenamento de produtos aquícolas; Engenharia e modelagem de sistemas aquícolas; pesquisa operacional (Programação Linear) voltada para aquicultura; - computação gráfica e sistemas CAD voltados para aquicultura; Informática voltada para aquicultura

TOTAL CAMPUS LARANJEIRAS DO SUL

8

   

CAMPUS REALEZA

Nº DA VAGA

ÁREA DE CONHECIMENTO

QTD DE VAGAS

REQUISITOS MÍNIMOS/FORMAÇÃO

LINHA DE ATUAÇÃO/PESQUISA

43

Química Orgânica

1

Graduação em Química. Doutorado em Química Orgânica

Síntese orgânica

44

Química Analítica

1

Graduação em Química. Doutorado em Química Analítica

Desenvolvimento de métodos analíticos

45

Ensino de Física

1

Licenciatura em Física ou Ciências. Mestrado ou Doutorado em Educação, Educação Científica, Ensino de Ciências ou Ensino de Física

Ensino de Física

46

Física Geral e Experimental

1

Graduado em Física. Doutorado em física na área de física experimental

Física Experimental

47

Sistemática de Plantas Vasculares e Estágio Curricular Supervisionado

1

Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrado em Ciências Biológicas - Área de concentração: Botânica ou Biologia Vegetal; ou Mestrado em Botânica ou Biologia Vegetal ou Biodiversidade Vegetal. Dissertação defendida na área de Sistemática de Angiospermas.

Sistemática de Angiospermas

48

Ecologia e Estágio Curricular Supervisionado

1

Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrado em Ecologia ou Ecologia e Evolução ou Ecologia e Conservação ou Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais

Ecologia

49

Ensino de Língua Espanhola

1

Graduação Licenciatura em Língua Espanhola ou Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Mestrado e/ou Doutorado em Linguística Aplicada, ou Educação, ou Ensino de Língua e Literatura

Linguística aplicada

50

Ensino de Língua Portuguesa

1

Graduação Licenciatura em Língua Língua Portuguesa. Mestrado e/ou Doutorado em Linguística Aplicada ou Educação, ou Ensino de Língua e Literatura

Linguística aplicada

51

Nutrição Clínica

1

Graduação em Nutrição. Mestrado em Nutrição e/ou Ciências da Saúde

Ênfase em fisiopatologia e dietoterapia de doenças do sistema gastrointestinal, transtornos alimentares, dieta enteral e parenteral e fitoterapia.

52

Nutrição Clínica

1

Graduação em Nutrição. Mestrado em Nutrição e/ou Ciências da Saúde

Ênfase em fisiopatologia e dietoterapia das doenças renais, erros metabólicos, terapia nutricional em crianças e personal diet.

53

Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição

1

Graduação em Nutrição. Mestrado em Ciências da Saúde

Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição, com ênfase em estrutura física, gestão de custos, gestão de pessoas e controle da qualidade em UANs.

54

Produção Animal

1

Graduação em Medicina Veterinária ou Zootecnia. Mestrado/Doutorado na área de Medicina Veterinária, Ciência Animal, Produção Animal ou Zootecnia com Tese na área de melhoramento animal, forragicultura ou alimentos e alimentação animal.

Melhoramento Animal; Forragicultura; Alimentos e alimentação animal; Economia rural e desenvolvimento sustentável; Extensão Rural; Administração Rural.

55

Produção Animal

1

Graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia ou Agronomia. Mestrado/Doutorado em Medicina Veterinária, Ciência Animal, Produção Animal ou Zootecnia com Tese na área de suinocultura, avicultura, cunicultura ou equideocultura

Suinocultura; avicultura; cunicultura; equideocultura

56

Clínica Veterinária (animais de companhia)

1

Graduação em Medicina Veterinária . Residência em Clínica Médica Veterinária, com Mestrado e/ou Doutorado na área de Medicina Veterinária, Ciência Animal, Ciências Veterinárias ou Clínica Veterinária, com Tese que contemple a área de Clínica Veterinária (animais de companhia)

Clínica de animais de companhia

57

Clínica Veterinária (animais de produção)

1

Graduação em Medicina Veterinária . Residência em Clínica Médica Veterinária, com Mestrado e/ou Doutorado na área de Medicina Veterinária, Ciência Animal, Ciências Veterinárias ou Clínica Veterinária, com Tese que contemple a área de Clínica Veterinária (animais de produção)

Clínica de grandes animais

58

Cirurgia Veterinária

1

Graduação em Medicina Veterinária. Residência em Anestesiologia Veterinária, com Mestrado e/ou Doutorado na área de Medicina Veterinária, Ciência Animal, Ciências Veterinárias, Cirurgia Veterinária ou Anestesiologia Veterinária, com Tese na área de anestesiologia veterinária.

Anestesiologia veterinária

TOTAL CAMPUS REALEZA

16

   

CAMPUS CHAPECÓ

Nº DA VAGA

ÁREA DE CONHECIMENTO

QTD DE VAGAS

REQUISITOS MÍNIMOS/FORMAÇÃO

LINHA DE ATUAÇÃO/PESQUISA

59

Teoria da Computação e Complexidade

1

Graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Informática ou Engenharia da Computação; Mestrado ou Doutorado nas áreas de avaliação da Capes em Ciência da Computação ou Engenharia Elétrica.

Teoria da computação ou grafos.

60

Ciência da Computação

1

Graduação em Ciência da Computação ou Engenharia da Computação; Mestrado ou Doutorado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação e Controle.

Pesquisa em banco de dados, compiladores, computação distribuída, engenharia de software ou arquitetura de computadores.

61

Filosofia

1

Graduação em Filosofia, Doutorado em Filosofia.

Filosofia Analítica; Filosofia da Linguagem.

62

Teoria do Conhecimento

1

Graduação em Filosofia, Doutorado em Filosofia.

Teoria do Conhecimento; Epistemologia: Racionalismo, Empirismo, Ceticismo.

63

Metodologia Ensino em Filosofia e Estágio Supervisionado

1

Graduação em Filosofia; Mestrado e/ou Doutorado em Filosofia.

Ensino de Filosofia; Filosofia e Educação.

64

Geografia Humana

1

Graduação e Mestrado em Geografia

Geografia Econômica e Planejamento Ambiental

65

Geografia Humana

1

Graduação e Mestrado em Geografia

Planejamento territorial e Geografia Política

66

Geografia: Geologia e Geomorfologia

1

Graduação em Geografia , Mestrado em Geografia

Ensino de Geografia

67

Teoria e Filosofia da História, História Antiga e Medieval

1

Graduação em História, com mestrado ou doutorado em História e pesquisa nas áreas de História Antiga ou História Medieval

História Antiga ou História Medieval

68

História Geral

1

Graduação em História, com mestrado ou doutorado em História e pesquisa na área de História da América pré-colombiana e colonial

História da América Pré-colombiana e colonial.

69

Ensino de História

1

Graduação em História, com Doutorado em História e pesquisa na área de Educação ou doutorado em Educação com pesquisa na área de História

História (para o doutorado em Educação) ou Educação (para o doutorado em História)

70

Recursos Hídricos

1

Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia Sanitária e Ambiental ou Engenharia Ambiental; Doutorado com ênfase em Recursos Hídricos

Hidrologia ou Manejo de Bacias Hidrográficas

71

Energias

1

Graduação em Engenharia Ambiental ou Engenharia de Energia ou Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil ou engenharia Elétrica; Doutorado com ênfase em Energias.

Fontes Renováveis de Energia

72

Geociências

1

Graduação em Engenharia Civil ou Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Cartográfica e de Agrimensura ou Engenharia Ambiental ou Geografia; Mestrado em Geociências ou Mestrado em Engenharia Cartográfica.

Tecnologia da Informação Geográfica

73

Gestão Ambiental

1

Graduação em Engenharia ambiental. Mestrado em Engenharia Ambiental ou Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental; ambos deverão ter ênfase em Gestão Ambiental.

Gestão Ambiental

74

Engenharia Ambiental

1

Graduação em Engenharia Ambiental. Doutorado em Engenharia Ambiental ou Ciências da Engenharia Ambiental ou Ciências Biológicas.

Microbiologia ambiental. Ecotoxicologia. Limnologia.

75

Política Brasileira

1

Graduação em Ciência Política, Ciências Sociais ou Sociologia e Doutorado em Ciência Política ou Ciências Sociais (área de concentração Ciência Política)

Estrutura e transformação do Estado brasileiro; Pensamento político no Brasil, Participação política e ação coletiva no Brasil/Teorias políticas; instituições políticas; partidos políticos e eleições

76

Sociologia da Educação

1

Licenciatura em Ciências Sociais e Mestrado em Ciências Sociais, Sociologia ou Educação e créditos concluídos com aprovação em exame de qualificação em programas de Doutorado em Ciências Sociais, Sociologia, Sociologia Política ou Educação

Ensino de Ciências Sociais; Formação do professor de Ciências Sociais; Educação e Sociedade;

77

Educação

1

Graduação em Educação Física, com Mestrado e/ou Doutorado em Educação Física ou Área da Educação.

Área da Educação

78

Didática Geral

1

Graduação em Pedagogia e Mestrado e/ou Doutorado em Educação.

Área da Educação

79

Educação e Organização Escolar

1

Graduação em Pedagogia com Mestrado e/ou Doutorado em Educação

Área da Educação

80

Educação Infantil

1

Graduação em Pedagogia com Mestrado e/ou Doutorado em Educação com experiência e produção científica em linguagens artísticas.

Área da Educação

81

Cuidado de Enfermagem ao Adulto e Idoso na Atenção Básica

1

Graduação em Enfermagem; Mestrado ou Doutorado em Enfermagem.

Assistência de enfermagem ao adulto e idoso no ambiente hospitalar e atenção básica.

82

Cuidado de Enfermagem no Contexto Hospitalar

1

Graduação em Enfermagem; Mestrado ou Doutorado em Enfermagem ou Saúde Coletiva.

Assistência de enfermagem ao adulto e idoso no ambiente hospitalar.

83

Cuidado de Enfermagem Voltado a Saúde da Criança no Contexto Hospitalar

1

Graduação em Enfermagem ou área afim; e Mestrado ou Doutorado em Enfermagem; ou
área afim.

Assistência de enfermagem voltada à saúde da criança no hospital.

84

Cuidado de Enfermagem Voltado a Saúde da Criança na Atenção Básica

1

Graduação em Enfermagem; Mestrado ou Doutorado em Enfermagem ou áreas afins

Assistência de enfermagem voltada à saúde da criança na atenção básica.

85

Cuidado de Enfermagem Voltado a Saúde da Mulher na Atenção Básica

1

Graduação em Enfermagem; Mestrado ou Doutorado em Enfermagem ou áreas afins

Assistência de enfermagem voltada à saúde da mulher na atenção básica.

86

Cuidado de Enfermagem ao Adulto e Idoso em Condição Crítica de Saúde

1

Graduação em Enfermagem; Especialização em UTI ou Urgência e Emergência; Mestrado ou Doutorado em Enfermagem ou Terapia Intensiva

Assistência de enfermagem voltada ao adulto e idoso em condição crítica de saúde.

87

Cuidado de Enfermagem ao Adulto e Idoso na Atenção Básica

1

Graduação em Enfermagem; Mestrado ou Doutorado em Enfermagem ou Saúde Coletiva.

Assistência de enfermagem voltada ao adulto e idoso na atenção básica.

88

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

1

Licenciado que possua Certificado de Curso Superior e Certificado de Proficiência em LIBRAS obtido por meio de exame promovido pelo MEC. Que possua uma visão contemporânea da inclusão e da educação especial na área da surdez. Domínio das tecnologias voltadas para a surdez e que domine assuntos como: História da linguagem de movimentos e gestos, aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez; características básicas da fonologia de Libras (configurações de mão, movimento, locação, orientação de mão, expressões não-manuais); alfabeto: expressões manuais e não manuais; sistematização e operacionalização do léxico, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática da Libras; diálogo e conversação didática para o ensino de Libras.

Docência em Libras e pesquisa na área de Letras/ Linguística

89

Fitotecnia

1

Visão Sistêmica e na perspectiva agroecológica. Engenheiro Agrônomo com Doutorado em Agronomia com Área de Concentração em Produção Vegetal

Sistemas de produção de grandes culturas em manejo agroecológico; Produção e tecnologia de sementes em sistemas agroecológicos; Agroecologia, agricultura orgânica e homeopatia

90

Desenvolvimento e Socioeconomia

1

Visão Sistêmica e na Perspectiva Agroecológica. Graduação em Agronomia e Doutorado em Desenvolvimento Rural ou área afim

-Desenvolvimento rural sustentável; Educação e politicas publicas para o meio rural; Estudo de cadeias produtivas; Socioeconomia regional.

91

Fitossanidade

1

Visão Sistêmica e na Perspectiva Agroecológica. Graduação em Agronomia e Doutorado em Fitossanidade ou Agronomia com Área de Concentração em Fitossanidade

-Resistência de doenças em plantas; Manejo integrado de pragas, doenças e invasoras; Controle alternativo de pragas, doenças e invasoras e formulações de origem biológica

92

Administração

1

Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

 

93

Administração

1

Graduação em Administração e Mestrado e/ou Doutorado em Administração ou Economia, ou Desenvolvimento Regional ou Engenharia da Gestão do Conhecimento ou Engenharia da Produção

20 horas, Administração Geral

94

Administração

1

Graduação em Administração e Mestrado e/ou Doutorado em administração, ou Desenvolvimento Regional ou Engenharia de Gestão do Conhecimento ou Engenharia da Produção

20 horas, Cooperativismo

TOTAL CAMPUS CHAPECÓ

36

   

TOTAL GERAL 94 VAGAS

 

ANEXO II

REQUERIMENTO DE REMOÇÃO DOCENTES

Nome completo: Matrícula SIAPE:

Data de nascimento: ......../......../........ CPF:

Área de conhecimento para o qual foi aprovado no concurso:

Campus escolhido quando da inscrição do concurso:

Tempo de serviço na UFFS: Início:......../......../........ Término:......../......../........

Início:......./......../......... Término:......../......../........

Campus de lotação atual:

Número da vaga pleiteada:

Regime de trabalho: ( ) 40 h DE ( ) 40 h ( ) 20 h

Área de conhecimento - Graduação:

Área de conhecimento - Mestrado:

Área de conhecimento - Doutorado:

Outros:

Linha de Atuação/Pesquisa:

O interessado se enquadra nas situações abaixo?

- Teve vínculo anterior com o serviço público federal?

( ) Não ( ) Sim - anexar documentação comprobatória/período

- Jurado do Tribunal de Júri?

( ) Não ( ) Sim - anexar documentação comprobatória/período

Proximidade da família: ( ) Não ( ) Sim Justificar: (se necessário anexar mais folhas)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Endereço Eletrônico Currículo Lattes:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Respondo, sob as penas da lei, pelas declarações constantes no presente documento.

Nestes termos, pede deferimento.

______________, ____ de __________ de _____.

 

____________________________________

Assinatura do(a) servidor(a)

 

ANEXO III

DECLARAÇÃO PARA PROCESSO DE REMOÇÃO DOCENTE

EDITAL Nº 039/UFFS/2013

 

 

Eu___________________________________________, Siape____________, CPF_____________________ declaro estar ciente que a modalidade de remoção tratada no Edital Nº 039/UFFS/2013 não prevê a concessão de:

I - ajuda de custo, para atender às despesas de viagem, mudança e instalação;

II - transporte, inclusive para os dependentes; e

III - transporte de mobiliário e bagagem, inclusive para os dependentes.

E, que a remoção ora solicitada é de caráter pessoal, portanto, não caracteriza a situação acima referida.

Ainda, declaro que nesta data, ( ) não estou afastado sob qualquer título ( ) estou afastado*, com previsão de retorno as atividades regulares do cargo em _____/_______/________, em conformidade com item 5.2 do Edital 039/UFFS/2013

* Anexar documentos comprobatórios do afastamento.

________________________, ________de _______________ de 2013.

 

 

Assinatura do Servidor

CHEFIA IMEDIATA DO CAMPUS DE ORIGEM

Declaro estar ciente em: _______/_________/2013 Assinatura e carimbo

COMISSÃO

( ) De acordo com Edital

( ) Em desconformidade com o Edital ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Assinatura membro da comissão.

 

ANEXO IV

SOLICITAÇÃO DE INCLUSÃO DE PROCESSO DE REMOÇÃO

EDITAL Nº 039/UFFS/2013

 

 

 

 

Eu_______________________________________________, Siape____________, CPF_________________________ solicito a inclusão do Processo de número 23205._______________/_________-_____, autuado em ____/____/_________, aos pedidos de remoção que serão avaliados e julgados pela Comissão de Avaliação do Processo de Remoção, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Edital de Remoção Docente nº 039/UFFS/2013.

 

________________________, _______ de _______________ de 2013.

 

 

 

Assinatura do Servidor _________________________________________

 

Data do ato: Chapecó-SC, 01 de março de 2013.
Data de publicação: 11 de outubro de 2016.

Jaime Giolo
Reitor pro tempore da UFFS

Documento Histórico

EDITAL Nº 39/GR/UFFS/2013