Apresentação

Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica

Sobre o Curso:

Objetivo Geral:

O curso de especialização lato sensu “Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas na Educação Básica” visa articular processos de educação continuada, desenvolvendo temáticas no âmbito do ensino-aprendizagem e suas implicações no cotidiano da sala de aula. Nesse sentido, procura conceber o conceito de “Interdisciplinaridade” para além das dimensões pedagógicas e epistemológicas, uma vez que tal conceito transpõe o caráter axiológico e relacional do conhecimento humano. Assim, procura envolver a comunidade escolar no exercício de projetos cooperativos e dialógicos, não apenas entre as disciplinas do currículo, mas efetivamente entre os sujeitos que cooperam na realidade do ambiente de formação. Esse procedimento possibilita o vínculo teórico-prático necessário para que o professor-pesquisador lance um olhar reflexivo sobre a pragmática do trabalho docente.

Objetivos específicos:

Desencadear discussões teórico-metodológicas sobre a natureza da prática docente, do processo de avaliação na Educação Básica e, sobretudo, da organização cooperativa dos projetos interdisciplinares.

Fortalecer ações da pesquisa científica entre professores do ensino fundamental e médio, aproximando o saber acadêmico dos problemas concretos da sala de aula na Educação Básica.

Promover a reflexão e análise do conceito de área do conhecimento, disciplina e organização curricular a fim de reorientar as perspectivas sobre o planejamento integrado em níveis/séries para os quais se destina.

Estimular uma rede de troca de saberes/experiências entre os especialistas/professores de várias áreas do conhecimento, consolidando propósitos de elevar os índices de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Redimensionar o conceito de “Interdisciplinaridade” na sala de aula, diferenciando-o das instâncias multi, pluri e transdisciplinar para, com isso, superar interpretações superficiais sobre seus processos e produtos.

Atender à demanda projetada pelo relatório final da I COEPE, principalmente a reivindicação dos professores da rede pública estadual de ensino.

Estado do curso: Encerrado

Número de vagas anuais: 35

Ato Autorizativo

Ementa Título
Homologa a aprovação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica.