Perfil do Egresso


Perfil do Egresso:

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, e os processos e mecanismos que regulam a vida. Os profissionais formados nesta área das ciências devem possuir conhecimento das questões que envolvem a natureza da vida humana, dos animais, das plantas, dos fungos, dos protistas e dos microrganismos.

O estudo da Biologia deve possibilitar a compreensão de que a vida surgiu de processos evolutivos, resultando em uma diversidade de organismos, que constituem sistemas e que estabelecem inter-relações, resultantes das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional própria de cada espécie e dos sistemas biológicos.

O licenciado em Ciências Biológicas deverá possuir entendimento do processo histórico do conhecimento produzido nesta área, referente a conceitos, princípios e teorias biológicas. Além disso, possuir conhecimento da diversidade dos seres vivos, da sua organização e do seu funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas distribuições e relações com o meio em que vivem.

O licenciado está habilitado a atuar no Ensino Fundamental e Médio, como professor em disciplinas relacionadas às Ciências e à Biologia Geral, Saúde e Meio Ambiente. O egresso deverá: ser consciente de sua responsabilidade na educação e formação de cidadãos, considerando a perspectiva socioambiental das ciências biológicas, tornando-se agente transformador da realidade para melhoria da qualidade de vida; capaz de, em sua prática didática cotidiana, valorizar abordagens integradas dos diversos níveis de organização biológica, bem como assegurar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; atuar com responsabilidade em prol da conservação do meio ambiente, manifestando esse compromisso através de seu trabalho e de suas atitudes, atuando através da educação ambiental; estar apto para atuar na área da saúde, na gestão ambiental, na conservação e no manejo da biodiversidade e na biotecnologia, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas que assegurem melhoria da qualidade de vida.

Na área das Ciências Biológicas, as informações e os conhecimentos são rapidamente construídos e acumulados e, portanto, os conhecimentos adquiridos estão em constante transformação. Desse modo, espera-se que o licenciado seja comprometido com o desenvolvimento profissional permanente, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para a atualização constante de seus conhecimentos.