Linhas de Pesquisa

Conteúdo

Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo - A linha tem seu escopo teórico-prático na compreensão da interação entre políticas e currículos de Ciências. Os contextos de pesquisa devem surgir dos discursos educacionais e sustentar a discussão pela reconstrução curricular na dinâmica da tessitura e produção de currículos. Os discursos docentes, a produção didática e os documentos curriculares são elementos de pesquisa importantes nesta linha que podem ser pensados pelo viés dos conceitos, objetivos, metodologias e avaliação no ensino de Ciências. A dimensão teórica da linha prima pela recontextualização das concepções de ensino e de avaliação, dos discursos curriculares e escolares, sendo estes focos de análise das pesquisas que aqui se alocam. Esta linha tem como objetivos: Investigar a dinâmica curricular no Ensino em Ciências, bem como suas articulações com políticas e práticas educativas; - Pesquisar o discurso educacional acerca das políticas curriculares na área de Ciências; - Analisar a produção de currículo pela via do livro didático a partir de documentos e discursos escolares; - Diagnosticar e propor renovações curriculares no âmbito da educação em Ciências; - Pensar propostas de formação e inovação curricular articuladas entre si. Professores da Linha 1: Deniz Alcione Nicolay, Erica do Espirito Santo Hermel, Fabiane de Andrade Leite, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosemar Ayres dos Santos, Neusa Maria John Scheid, Otavio Aloisio Maldaner.

 

Line 1: Educational Policies and Curriculum - The line has its theoretical-practical scope in understanding the interaction between policies and science curricula. Research contexts should emerge from educational discourses and corroborate the discussion of curricular reconstruction in the dynamics of curriculum provision and production. Teaching discourses, didactic production and curricular documents are important research elements in this line and may be thought through the bias of concepts, purposes, methodologies and evaluation in the Science Teaching. The theoretical dimension of the line emphasizes the recontextualization of conceptions of teaching and evaluation, and the curricular and school discourses, which work as focal points for the analysis of the researches that are allocated here. This line aims to: Investigate the curricular dynamics in Science Teaching, as well as its articulations with educational policies and practices; - Research the educational discourse on curricular policies in the field of Sciences; - Analyze the production of curriculum through the textbook from school documents and discourses; - Diagnose and propose curricular renewals in the field of Science Education; - Think of proposals for curricular training and innovation articulated among themselves. Line 1 Teachers: Deniz Alcione Nicolay, Erica do Espirito Santo Hermel, Fabiane de Andrade Leite, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosemar Ayres dos Santos, Neusa Maria John Scheid, and Otavio Aloisio Maldaner.

 

Línea 1: Políticas Educacionais e Currículos – La línea tiene como objetivo teórico-práctico la comprensión de la interacción entre políticas y currículos de Ciencias. Los contextos de investigación deben surgir de los discursos educacionales y sostener la discusión por la reconstrucción curricular en la dinámica de la tesitura y producción de currículos. Los discursos docentes, la producción didáctica y los documentos curriculares son elementos de pesquisa importantes en esta línea que pueden ser pensados por el lado de los conceptos, objetivos, metodologías y evaluación en la enseñanza de Ciencias. La dimensión teórica de la línea prima por la recontextualización de las concepciones de enseñanza y de evaluación de los discursos curriculares y escolares, éstos siendo el foco de análisis de las investigaciones que aquí se sitúan. Esta línea tiene como objetivos: Investigar la dinámica curricular en la enseñanza en ciencias, así como sus articulaciones con políticas y prácticas educativas; - Investigar el discurso educacional acerca de las políticas curriculares en el área de Ciencias; - Analizar la producción de currículo por la vía del libro didáctico a partir de documentos y discursos escolares; - diagnosticar y proponer renovaciones curriculares en el ámbito de la educación en Ciencias;- Pensar propuestas de formación e innovación curricular articualdas entre sí. Profesores de la Línea 1: Deniz Alcione Nicolay, Erica do Espirito Santo Hermel, Fabiane de Andrade Leite, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosemar Ayres dos Santos, Neusa Maria John Scheid, Otavio Aloisio Maldaner.

 

Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas - Esta linha tem compromisso com a reflexão acerca das dinâmicas dos processos formativos e constitutivos de Professores de Ciências, Biologia, Física e Química entre outras afins. A partir do referencial histórico-cultural e da investigação-formação-ação discute processos de formação e saberes docentes, bem como problematização e significação de conhecimentos científicos específicos das Ciências da Natureza e suas Tecnologias em contextos pedagógicos. A profissionalização docente e a teorização das práticas na perspectiva da reflexão crítica são categorias perseguidas por esta linha de pesquisa. Esta linha tem como objetivos: - Teorizar, problematizar e investigar contextos formativos em Ciências; - Pesquisar processos de significação conceitual em Ciências em contexto de ensino específicos e em processos de formação de professores; - Articular reflexões a partir de pesquisas que tenham como cerne o exame de práticas de ensino em Ciências em diferentes níveis de ensino; Investigar e contextualizar processos de ensino e de formação de professores que tenham como proposta a investigação, a pesquisa e o desenvolvimento do pensamento crítico em Ciências. Professores da Linha 2: Danusa de Lara Bonotto, Judite Scherer Wenzel, Roque Ismael da Costa Güllich, Sandra Maria Wirzbicki, Sinara München, Fábio da Purificação de Bastos, Rúbia Emmel.

 

Line 2: Teacher Training and Pedagogical Practices - This line is committed to the contemplation on the dynamics of the formative and constitutive processes of Science, Biology, Physics and Chemistry teachers, among others. From the historical-cultural reference and research/training/action, it discusses training processes and teaching knowledge, as well as problematization and significance of specific scientific knowledge of the Nature Sciences and their Technologies in pedagogical contexts. Teaching professionalization and theorization of practices in the perspective of critical contemplation are categories addressed by this line of research. This line aims to: - Theorize, problematize and investigate formative contexts in Sciences; - Search processes of conceptual significance in Sciences in specific teaching context and in teacher training processes; - Articulate contemplations from research that focuses on the examination of teaching practices in Science at different levels of education; Investigate and contextualize processes of teaching and training of teachers whose purpose is to investigate, research and develop critical thinking in Science. Line 2 Teachers: Danusa de Lara Bonotto, Judite Scherer Wenzel, Roque Ismael da Costa Güllich, Sandra Maria Wirzbicki, Sinara München, Fábio da Purificação de Bastos, and Rúbia Emmel.

 

Línea 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas – esta línea tiene compromiso con la reflexión acerca de las dinámicas de los procesos formativos y constitutivos de Profesores de Ciencias, Biología, Física y Química entre otras afines. A partir del referencial histórico-cultural y de la investigación-formación-acción, se discute procesos de formación y saberes docentes, así como problematización y significación de conocimientos científicos específicos de las Ciências da Natureza e suas Tecnologías en contextos pedagógicos. La profesionalización docente y la teorización de las prácticas en la perspectiva de la reflexión crítica son categorías perseguidas por esta línea de pesquisa que tiene por objetivos: - teorizar, problematizar e investigar contextos formativos en Ciências; - Investigar procesos de significación conceptual en contextos de enseñanza específicos y en procesos de formación de profesores; articular reflexiones a partir de pesquisas que tengan eje el examen de prácticas de enseñanza en Ciências en diferentes niveles de enseñanza; Investigar y contextualizar procesos de enseñanza y de formación de profesores que tengan como propuesta la investigación, y el desarrollo del pensamiento crítico em Ciências. Pprofesores de la Línea 2: : Danusa de Lara Bonotto, Judite Scherer Wenzel, Roque Ismael da Costa Güllich, Sandra Maria Wirzbicki, Sinara München, Fábio da Purificação de Bastos, Rúbia Emmel.