Conselho Comunitário do Campus Cerro Largo publica Carta Aberta para a comunidade
A carta tem a intenção de sensibilizar a comunidade acadêmica e regional sobre restrições orçamentárias sofridas pela UFFS

Publicado em: 23 de agosto de 2017 10h08min / Atualizado em: 23 de agosto de 2017 14h08min

A UFFS – Campus Cerro Largo iniciou a “Campanha Abrace a UFFS”, que tem por objetivo sensibilizar a sociedade em geral sobre as restrições orçamentárias sofridas pela Universidade. A campanha abrange a divulgação nos meios de comunicação e as lideranças políticas da região, além da publicação de uma Carta Aberta.

Na última segunda-feira (21), às 19h, o diretor do Campus Cerro Largo, Ivann Carlos Lago, e representantes do DCE – Representação compareceram à sessão na Câmara de Vereadores do Município para falar sobre a Campanha e relatar a situação financeira do Campus. Na terça-feira (23), o diretor esteve reunido com a Direção da Associação Comercial Industrial (ACI). E, nesta sexta-feira (25), estará em Entre-Ijuís, às 9h, para conversar com representantes da Associação dos Municípios das Missões (AMM).

Leia, na íntegra, a Carta Aberta redigida pelo Conselho Comunitário do Campus.

"O Conselho Comunitário do Campus Cerro Largo da UFFS, com o apoio da Direção do Campus e do DCE, dirige-se à comunidade em geral e às lideranças políticas desta região para informar que:

i) Os recentes e vultosos cortes no orçamento das universidades federais, que atingem ainda mais violentamente as universidades novas, como a UFFS, vêm forçando as instituições a adotarem medidas drásticas para contenção de gastos.

ii) Nesse contexto, apesar da plena otimização dos aportes financeiros, priorizando sempre os compromissos anteriormente assumidos com a comunidade e, em especial, com os estudantes, a UFFS tem encontrado dificuldades para alocar recursos de seu orçamento para o subsídio aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para custear aluguel, alimentação e material didático. Atualmente, 40% de nossos estudantes são socialmente vulneráveis e dependem desses auxílios para continuarem estudando.

iii) Por isso, estamos com uma campanha de sensibilização da comunidade regional e das lideranças políticas desta região, a quem solicitamos apoio em nossa luta pela manutenção da qualidade do ensino oferecido pela UFFS e pela permanência de nossos estudantes.

iv) À Comunidade Regional solicitamos a compreensão das dificuldades pelas quais passam especialmente os estudantes. Os auxílios que eles recebem servem principalmente para pagar aluguel e comprar roupas e alimentos. Assim, neste momento de restrições, é fundamental podermos contar com a comunidade no sentido de considerar, por exemplo, repactuações nos valores dos aluguéis e promoções no comércio local voltadas aos estudantes universitários.

v) Às lideranças políticas desta região pedimos apoio para que nossa causa chegue às instâncias governamentais responsáveis, para sensibilizar nossos governantes da importância e da necessidade de manutenção das políticas de permanência nas universidades federais e da retomada dos investimentos na educação superior.

A UFFS – Campus Cerro Largo já é parte desta região, e esta região já é parte da UFFS. Os impactos da situação preocupante em que nos encontramos já são sentidos por todos e se intensificarão ainda mais se o cenário de cortes e sucateamento das universidades federais não parar. A UFFS é de todos e precisa da ajuda de todos para assim continuar sendo uma universidade pública e popular, comprometida com muitas gerações e contribuindo para gerar desenvolvimento justo e sustentável".