Controle do fluxo de caixa e negociação são essenciais para o momento econômico, afirma professor
Professor de Administração do Campus Cerro Largo dá dicas de como lidar com a crise provocada pelo Covid-19

Publicado em: 03 de abril de 2020 10h04min / Atualizado em: 06 de abril de 2020 10h04min

Muitos profissionais liberais e empresas estão vivendo uma situação bastante inusitada em sua rotina diária: um vírus que os obriga a limitar sua atuação no mercado, que os impõe um isolamento e restringe o contato, fazendo com que muitas das ações que fazem parte do cotidiano destes trabalhadores se modifique radicalmente.

O professor do curso de Adminstração da UFFS – Campus Cerro Largo, Fabrício Costa de Oliveira falou, em vídeo, sobre esse momento que exige paciência, solidariedade e criatividade para lidar com essa situação. Uma das formas, segundo ele, é se adaptar e focar na solução.

Se pode trabalhar de casa, crie uma rotina

Para o professor Fabrício, muitos trabalhos podem ser realizados de casa da mesma forma que dentro da empresa e até melhor. “O importante nessa situação é criar uma rotina que permita a produtividade: ter horário para começar e terminar; estabelecer metas diárias de resultados para que possamos monitorar o que estamos fazendo; e adaptar um espaço de trabalho.

Reinvente-se

Se está na linha de frente, e é prestador de serviço essencial ou a categoria de empresa não faz parte das medidas de isolamento decretado pelas Prefeituras Municipais a sugestão, amplamente divulgada na mídia, é prevenir-se: monitoramento de higiene e distanciamento.

Segundo Fabrício, o momento pede algumas ações tanto para profissionais liberais quanto para empresas: “a primeira delas é: foque na solução não no problema. Em vez de perder tempo lamentando perdas que todos terão, direcione o pensamento para a retomada, buscando formas de recuperar o que está sendo perdido agora. Reinvente-se. De que forma eu posso entregar meu produto e serviço sem sair de casa? Esta é uma tendência. Neste momento, é por obrigação. Daqui a pouco por comodidade”, destaca.

Negocie

O termo chave para que se possa passar e superar esse momento é, ainda segundo ele, o gerenciamento inteligente do fluxo de caixa. “É a questão da nossa capacidade de pagar as contas ou de negociar para o pagamento de contas. E o que fazemos para ajustar o fluxo de caixa para que possamos sentir o mínimo possível essa situação? Primeira coisa é reduzir estoques: suspender temporariamente compras que se tenha feito com fornecedores. Negociar prorrogação de prazo de pagamentos. Conversar com clientes para tentar garantir o recebimento, já que têm muitos que vão estar na mesma situação.

Então, para que consigamos ajustar, nesse momento, o fluxo de caixa, temos que focar na questão da negociação. Não é deixar de pagar, é conversar, é prorrogar, é adiar dentro das possibilidades dos empresários e dos fornecedores, para que as coisas possam se encaixar”, explica Fabrício.

Foque na solução

O profissional deve, neste momento estudar alternativas, como por exemplo, verificar os auxílios, subsídios e flexibilização de taxas disponibilizados pelo Governo Federal. Qual a empresa se encaixa? “Temos que correr atrás dessas alternativas para amenizar o problema, já que solucionar de forma direta agora, está um tanto inviável”, reflete.

E finaliza, otimista: “Importante que a gente tenha muito claro que são em momentos de crise que surgem grandes oportunidades e grandes ideias. Se focarmos na solução e não nos problemas essas ideias vão surgir, alternativas vão surgir”.

 

Galeria de Imagens: