Curso de Extensão da UFFS – Campus Cerro Largo lança e-book sobre software de estatística
E-book é distribuído gratuitamente

Publicado em: 31 de outubro de 2019 11h10min / Atualizado em: 31 de outubro de 2019 12h10min

Em outubro de 2019, foi lançado o livro “Software R: análise de dados utilizando um programa livre”, organizado pela professora adjunta da UFFS – Campus Cerro Largo Iara Denise Endruweit Battisti e pelo egresso do Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP), também do Campus, Felipe Micail da Silva Smolski.
O objetivo do livro, que é distribuído gratuitamente no site da editora (http://www.editorafaith.he.com.br/), é efetuar uma introdução de pesquisadores às principais técnicas estatísticas para análise de dados utilizando um programa livre, por meio da linguagem de programação R, no console RStudio.
A produção é resultado do projeto de extensão aprovado pelo Edital de Apoio a Programas de Extensão (Nº 522/2016) da UFFS, que realizou aulas semestrais sobre a utilização básica e avançada do software. O projeto de extensão ofertou aos alunos da Universidade, professores, bolsistas, técnicos e também à comunidade regional cursos presenciais no laboratório de informática da UFFS - Campus Cerro Largo, com disponibilização de material e certificados. Ainda está sendo elaborada a versão avançada do livro de estatística com R para publicação futura.
Sobre o R:
A linguagem de programação R surgiu na década de 1990, através de pesquisadores da Nova Zelândia, como ferramenta open source com grande contribuição aos acadêmicos e demais entusiastas. Isso porque, com a popularização da internet e a disponibilidade de dados, aumentou a replicação e reprodução dos estudos e a popularização das técnicas estatísticas. Tais fatores favorecem maiores níveis de transparência com os resultados encontrados, bem como possibilitam maiores colaborações entre pesquisadores e ganhos de escala e especialização na análise de dados. De acordo com o colaborador Felipe, “é importante mencionar que a linguagem R é extremamente flexível, possui uma comunidade ativa de desenvolvedores ao redor do mundo e, embora tenha uma curva de aprendizado um pouco maior que os softwares proprietários, entrega o estado da arte da estatística aos usuários”.