Mestrado em Ensino de Ciências do Campus Cerro Largo foi inaugurado nesta terça-feira (12)
O ato ocorreu com uma aula inaugural ministrada por professor da UFSM

Publicado em: 15 de março de 2019 14h03min / Atualizado em: 15 de março de 2019 15h03min

Na última terça-feira (12), o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS – Campus Cerro Largo realizou sua aula inaugural ministrada pelo professor da UFSM Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto.

Antes da aula, foi realizada solenidade de inauguração do Programa, com a presença do vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, do pró-reitor de Pós-graduação, Joviles Vitorio Trevisol, do diretor do Campus, Ivann Carlos Lago, da coordenadora Acadêmica do Campus, Lauren Lúcia Zamin e do coordenador do PPGEC, Roque Güllich.

O programa recebeu, em seu primeiro processo seletivo, mais de 80 inscrições, das quais 33 foram aprovadas na primeira etapa e 15 preencheram as vagas. Ainda, outros 14 estudantes foram matriculados em disciplinas isoladas. Para o professor Roque, um dos pilares do programa é o de que “para melhor aprendermos, é preciso melhor ensinar”, dessa forma esse é um programa que vai refletir no desenvolvimento da região, tanto no ensino, como em pesquisas sobre o ensino. “O PPGEC é da comunidade regional, é do país e é dos alunos da pós-graduação que são o motivo primeiro de termos aceito tamanho desafio. Pretendemos formar novos pesquisadores em/de Cerro Largo para o mundo”, declara o coordenador.

Joviles se orgulha do Campus, pois as áreas dos três programas de pós-graduação (além do PPGEC, o Programa em Desenvolvimento e Políticas Públicas e o Programa em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis) convergem com as áreas da Graduação e com as grandes áreas de atuação da UFFS.

Já, para o diretor Ivann o Campus Cerro Largo tem características especiais pois “os alunos poderão encontrar aqui os melhores profissionais, principalmente porque eles estão aqui para atender às pessoas, para mudar a região, para o desenvolvimento, para proporcionar o pensamento, a reflexão, e produzir conhecimento sobre os problemas dessa região. Esperamos que na trajetória acadêmica dos alunos, eles também possam produzir respostas aos problemas das pessoas, da região, da sociedade, das políticas públicas, da educação, das escolas e para o desenvolvimento,” afirma.

O PPGEC do Campus Cerro Largo faz parte agora de um total de 15 programas de pós-graduação de toda a UFFS.

Galeria de Imagens: