Perfil do Egresso


Perfil do Egresso:

O licenciado em História deverá ser capaz de atuar como docente na Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como na pesquisa acadêmica, considerando que o exercício do magistério tem uma dimensão que ultrapassa a tarefa pedagógica de transmitir o conhecimento.

Também deverá ter condições de desenvolver atividade de pesquisa, sobretudo de temas relacionados à História em seus diálogos com outros campos do conhecimento e em suas abordagens regional, nacional e global, assim como de criar instrumentos e materiais capazes de dar publicidade a tal produção. Além disso, de desenvolver atividades de assessoramento e de consultoria a movimentos sociais e políticos, de propor a criação e curadoria de museus e de casas de cultura, atuação e organização de arquivos históricos, de participar de pesquisas arqueológicas, de assessorar projetos de turismo histórico-cultural, entre outros.
Deverá, ainda, ser capaz de perceber a indispensável articulação entre ensino, pesquisa e extensão vivenciada no processo de formação universitária pertinente ao curso de História, relacionando teoria e prática e evidenciando capacidade de reflexão e de ação.

Como licenciado em História deverá perceber as atividades de pesquisa como dinamizadoras do processo de ensino/aprendizagem através da produção de materiais de difusão do conhecimento e pela reflexão do passado e suas implicações na atualidade.