Apresentação

História Regional

Estado do curso: Encerrado

Sobre o Curso:

O curso destina-se aos professores e egressos do curso de História e de áreas afins que atuam, preferencialmente, nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio. Também, poderão ser incluídos licenciados e bacharéis em História ou de outras áreas que apresentem intenção de pesquisa adequada às linhas propostas.

- Oportunizar aos professores de História do ensino fundamental e médio, habilidades e competências no que tange ao domínio do conhecimento histórico e práticas essenciais na sua produção.

- Articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico no campo da historiografia, bem como planejar e realizar atividades de investigação histórica no âmbito dos diferentes contextos educacionais.

- Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

- Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

- Fomentar o desenvolver da pesquisa, da produção e da difusão do conhecimento no âmbito escolar;

- Conhecer a história regional, campo de atuação dos profissionais envolvidos e desenvolver perspectivas de metodologias adequadas ao cotidiano escolar como o domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino.

Número de vagas anuais: 35

Ato Autorizativo

Ementa Título
Homologa a aprovação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História Regional.