Apresentação

Saúde Coletiva

Estado do curso: Encerrado

Sobre o Curso:

O Curso de Especialização em Saúde Coletiva planejado pelo Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS tem o intuito de possibilitar, aos seus egressos e demais profissionais atuantes nos municípios pertencentes à área de abrangência da Universidade, aprimoramento dos conhecimentos relacionados à saúde coletiva, tendo em vista a necessidade de aliarmos esforços na construção de um “novo” Sistema Nacional de Saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), assegurado constitucionalmente para a população brasileira, desde 1988.

Objetivo geral

  • Desenvolver um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva na perspectiva de qualificar os profissionais de saúde e áreas afins, atuantes na região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), contribuindo, assim, para a efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Objetivos específicos

  • Promover momentos de reflexões e discussões acerca da situação de saúde brasileira e a sua inserção no contexto mundial; propondo a elaboração de estratégias para o enfrentamento da problemática vivida pela população.
  • Capacitar os pós-graduandos para atuarem em equipe interdisciplinar, planejando, coordenando e avaliando as estratégias de intervenção propostas a partir da implementação de estudos epidemiológicos.
  • Instrumentalizar os pós-graduandos para desenvolverem uma atuação crítica, reflexiva e generalista, centrada na efetivação dos princípios e nas diretrizes do SUS.

Número de vagas anuais: 30

Ato Autorizativo

Ementa Título
Homologa a aprovação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral.