Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular

Para obtenção do título de Mestre em Estudos Linguísticos, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em: 4 (quatro) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração, 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa à qual o projeto se vincula, 8 (oito) créditos em disciplinas eletivas, 6 (seis) créditos em dissertação e 4 (quatro) créditos em atividades curriculares complementares.

O curso de Mestrado terá a duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

As disciplinas obrigatórias, eletivas e obrigatórias de linhas são:

COMPONENTES

CH

CR.

EMENTA

O,E,OL

Teorias Linguísticas

60h

4

Domínios e fronteiras da pesquisa linguística nos eixos: língua e história, língua e sociedade, língua e cognição. Tendências e desafios na pesquisa linguística contemporânea.

Obrigatória

Seminário de Pesquisa em Linguística

60h

4

Métodos e técnicas de pesquisa em Linguística nos eixos: língua e história, língua e sociedade, língua e cognição. Elaboração do Projeto de Dissertação.

Obrigatória

Dissertação

60h

6

Trabalho teórico e/ou teórico-prático em que o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido e capacidade de pesquisa

Obrigatória

Discurso, Memória e Subjetividades

60h

4

Discurso e sujeito contemporâneo. Relações entre língua, discurso e ideologia. Funcionamento da memória discursiva e constituição de subjetividades em diferentes práticas discursivas. Fronteiras interdiscursivas e efeito-sujeito.

Obrigatória de linha: Prática discursiva e subjetividades

Diversidade e Mudança Linguística

60h

4

Fundamentos teóricos das pesquisas sociolinguística e dialetológica. Pesquisas sociolinguísticas e dialetológicas no Brasil e no Cone Sul.

Obrigatória da Linha: Diversidade e Mudança Linguística

Linguagem e Cognição

60h

4

Estudos de interface linguístico-cognitiva. Processos cognitivos subjacentes à linguagem. Análise cognitiva de fenômenos linguísticos.

Obrigatória da Linha: Língua e Cognição

Cartografia Pluridimensional

60h

4

Cartografia linguística no mundo e no Brasil. Cartografia linguística mono e pluridimensional. A representação de dados linguísticos e extralinguísticos em forma de atlas.

Eletiva

Discurso e Leitura

60h

4

Discurso, sujeito e leitura. Leitura e polissemia. Condições de produção de leitura. Fronteiras entre saberes e leitura. Função-autor e efeito leitor. Processos discursivos de mediação da leitura.

Eletiva

Discurso, Identidade e Formação do Professor

60h

4

Discurso, subjetividade e identidade. Fronteiras imaginárias e processos identitários. Constituição identitária e formas de subjetivação do professor de línguas. Produção e circulação de saberes na formação de professores de língua.

Eletiva

Bilinguismo e Línguas em Contato

60h

4

Definições de bilinguismo: aspectos sociais e psicológicos. Língua materna e segunda língua. Bidialetalismo, bilinguismo e diglossia. Tipos de bilinguismo e de aquisição bilíngue na infância. Interinfluências e escolhas linguísticas no contato de línguas. Monolinguismo versus plurilinguismo: manutenção e substituição linguística (language shift).

Eletiva

Leitura e Cognição

60h

4

A ciência da leitura e os modelos de construção de representações mentais. Teorias da aprendizagem da leitura. Processos envolvidos na construção das habilidades de leitura.

Eletiva

Língua e Discurso

60h

4

Perspectiva discursiva no estudo das ideias linguísticas. Constituição e circulação do conhecimento linguístico. Tradições gramaticais ocidentais. Conhecimento linguístico e fronteiras nacionais. Gramatização brasileira da Língua Portuguesa. Conhecimento linguístico e identificação do sujeito.

Eletiva

Sociolinguística Variacionista

60h

4

Postulados da Teoria da Variação e Mudança Linguística. Relação entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Análise quantitativa da variação linguística.

Eletiva

Semântica Lexical

60h

4

A teoria lexical de descrição das representações linguísticas. Léxico e cognição. Fenômenos de significação relacionados ao léxico. Problemas de interface léxico-sintática. Aspectos de significado relacionados à estrutura semântica.

Eletiva

Sintaxe do Português

60h

4

Ementa: Pressupostos teóricos do modelo de Princípios e Parâmetros. Noção de constituinte, das categorias lexicais e funcionais e dos tipos de representações de sintagmas e de sentenças. Descrição e análise de fenômenos sintáticos do português brasileiro.

Eletiva

 

Após o cumprimento das disciplinas obrigatórias e eletivas, o estudante deve matricular-se em Dissertação e submetê-la a exame de qualificação, no máximo, até 18 meses de ingresso no curso. Se aprovado em exame de qualificação de dissertação, o aluno deve proceder à defesa da dissertação, a ser feita, no máximo, até 24 meses de ingresso no curso.