“UFFS de Portas Abertas” recebe estudantes de mais de 30 escolas da região
Eles conheceram a estrutura e os cursos que a Instituição oferece

Publicado em: 24 de outubro de 2019 09h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2019 14h10min

Segunda (21) e terça-feira (22) foram movimentadas na UFFS – Campus Chapecó. Ônibus, adolescentes e trocas fizeram parte do cenário, em função do “UFFS de Portas Abertas”. Nos dois dias, aproximadamente 1,5 mil jovens que em breve sairão do Ensino Médio estiveram na universidade para conhecerem a estrutura e os cursos oferecidos pela Instituição.

Conforme o coordenador do “UFFS de Portas Abertas”, professor James Berto, estudantes de mais de 30 escolas de Chapecó, municípios próximos e, até mesmo, do RS conheceram a UFFS. Para atender a tantas pessoas, foram envolvidos mais de cem acadêmicos dos cursos de Graduação, que atenderam como monitores e nos 15 ambientes preparados pelos cursos. “Atingimos os nossos objetivos de dar visibilidade à Instituição, explicar como funciona o ingresso e auxiliar os estudantes do Ensino Médio na escolha da futura profissão”, avaliou o professor.

Professores, estudantes e técnicos se encarregaram de mostrar a “casa” para os jovens. Em salas e laboratórios, cada curso deu uma pincelada sobre o que se estuda, como é a trajetória, o ingresso na Instituição e as possibilidades de bolsas e auxílios.

Patrícia Baccin e Amanda Lunardi, ambas de 18 anos, vieram da Escola Custódio de Campos, de Xaxim. “Não tinha noção da estrutura. Já sabia da existência da Instituição porque minha prima estuda aqui, mas realmente não sabia como era”, ressaltou Patrícia. Para Amanda, o que mais chamou a atenção foi a área da saúde: os cursos de Enfermagem e Medicina recepcionaram os estudantes nos laboratórios.

Com a visita, a percepção delas mudou. “Vale pena estudar aqui. A visita aumentou nosso campo de visão a respeito da UFFS”, pontuou Patrícia.

A professora Janaína Dalt dos Santos, coordenadora do curso técnico na Escola Pedro Maciel, acompanhou estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. “Acho essa iniciativa superimportante e creio que poderia ter duas vezes ao ano. Nossos alunos são de escola pública e esperamos que eles venham estudar aqui futuramente. Vocês apresentaram muito bem os cursos, unindo teoria e prática. Isso tira um ‘preconceito’ que às vezes as pessoas têm por ser uma federal”, avaliou.

E mesmo quem é da UFFS pode conhecer mais sobre a Instituição na qual estuda durante o “UFFS de Portas Abertas”. Alessandra Hoffmann, estudante de Enfermagem, foi monitora. “Fico mais na área de Enfermagem. Quando me voluntariei, pensei: ‘o que vou falar sobre os outros cursos?’. Mas foi um trabalho conjunto: o pessoal que estava nas salas explicou e eu mesma consegui saber mais a respeito de outros cursos”. Quanto aos estudantes do Ensino Médio, Alessandra comentou que as questões mais frequentes foram sobre o ingresso. “Falei para eles se prepararem para o ENEM e para o vestibular. Muitos estavam um pouco perdidos nos espaços, mas foram entendendo, aos poucos, o funcionamento. Acho que a UFFS poderia promover mais eventos como esse”, finalizou.