2º Simpósio de Fruticultura da Região Sul acontece em Chapecó
Além do FRUSUL, haverá um minicurso sobre vinhos, aberto a todos os interessados

Publicado em: 13 de maio de 2019 12h05min / Atualizado em: 13 de maio de 2019 13h05min

Agricultores, profissionais extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores estão convidados a participar do 2º Simpósio de Fruticultura da Região Sul (FRUSUL), nos dias 29 e 30 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. O coordenador do evento – que tem outras sete entidades como realizadoras e seis como patrocinadoras – é o professor da UFFS – Campus Chapecó, Clevison Luiz Giacobbo.

As inscrições seguem abertas pelo site. Caso haja vagas, os interessados poderão fazer a inscrição na hora. Até o dia 20 de maio, os valores são especiais para estudantes, profissionais e demais participantes. Agricultores não pagam, desde que comprovem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. A expectativa de público é de mais de 300 pessoas.
A programação conta com palestras, apresentações de pôsteres (mais de cem foram submetidas, e nove serão selecionadas para apresentações orais) e de cases do Sul do país. Os palestrantes são de várias regiões do país, inclusive um ex-presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura, além de um italiano e um português. Os assuntos serão bastante variados, como o pioneirismo catarinense na rastreabilidade de vegetais, o manejo da virose e morte prematura do maracujazeiro e o manejo da cobertura vegetal em pomares (veja, abaixo, a programação completa).

Conforme o professor, o Sul do país é bastante conhecido quando se trata de frutas de clima temperado. “Porém, há um trabalho intenso com frutas subtropicais e tropicais, por isso a ênfase do evento nessa parte. Falaremos de citrus, pessegueiro, videira, figueira, pequenas frutas, banana. Todos os estados trabalham com essas frutas, mas não aparecem no cenário brasileiro”, ressalta. Na região Oeste catarinense, por exemplo, o professor aponta que vem crescendo a viticultura, o citrus e as pequenas frutas.
A programação traz, ainda, casos de sucesso com fruticultura, explicados pelos agricultores e, em alguns casos, o profissional extensionista também estará presente. Do Rio Grande do Sul haverá um case de frutas nativas, de Santa Catarina sobre citricultura e do Paraná, um produtor de goiaba.

No dia 29, à noite, também haverá minicurso “Entender de vinhos sem descrever aromas”, aberto a todos os interessados, mesmo os que não estiverem participando do FRUSUL. Será com o professor do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, Manuel Malfeito Ferreira. As inscrições são à parte do custo de R$ 65.