Acordo traz expertise do Sebrae-SC para o Campus Chapecó
Ações serão desenvolvidas, conjuntamente, pelas duas instituições

Publicado em: 24 de junho de 2020 13h06min / Atualizado em: 26 de junho de 2020 17h06min

A UFFS – Campus Chapecó e o Sebrae-SC assinaram um acordo de cooperação técnica chamado Empreende UFFS. Com duração de quatro anos, o objetivo é promover a cultura do empreendedorismo e da inovação para estudantes, professores e técnicos administrativos da UFFS – Campus Chapecó.

Prevê, dentro das atividades, rodas de conversa, seminários, formação em empreendedorismo e inovação para a comunidade acadêmica. Para as ações planejadas e já previstas no plano de trabalho do acordo, o Sebrae-SC dará suporte à UFFS – Campus Chapecó na seleção de profissionais especialistas para a realização da tarefa. A coordenação do Empreende UFFS (formada por professores dos cursos de Administração, Ciência da Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária) terá a responsabilidade de coordenar a execução.

Conforme o professor Humberto Tosta, que fez as tratativas, “assinar um acordo de cooperação técnica com uma instituição nacionalmente respeitada e reconhecidamente efetiva na promoção da cultura empreendedora e no apoio aos pequenos empreendedores do país é motivo de orgulho” para a UFFS. Ele lembra que, com o acordo, a Instituição poderá acessar todo o portfólio do SEBRAE de palestras e  capacitações já existentes e ainda sugerir novas. “Tanto o Empreende UFFS como o Sebrae-SC possuem um objetivo comum de promoção da cultura de empreendedorismo e com isso podem atingir um número cada vez maior de participantes”, ressalta ele.

Nas tratativas, várias ações possíveis já foram pensadas: meetups; workshops com objetivo de estimular alunos a empreenderem; conhecer o ambiente de inovação Sebrae LAB e as metodologias utilizadas; formação de professores para trabalharem com empreendedorismo social em escolas públicas; Hackathon; Integra EJ (Empresas Juniores); Jovens Programadores; capacitação de professores para trabalharem com o Smart TCC, entre outras.

De acordo com Tosta, as ações acontecerão, no mínimo, uma ou duas vezes ao ano durante a vigência do acordo. “O planejamento inicial era realizar ações presenciais já no primeiro semestre deste ano, mas diante do cenário, refizemos o planejamento e para este ano estão previstos quatro webinars (seminários online): Webinar 1: Descoberta (a sua paixão/propósito x o que interessa os outros; Webinar 2: Ideação: métodos e ferramentas para gerar ideias; Webinar 3: Modelagem e proposta de valor; Webinar 4: Implantação: Lean Startup.

O professor ainda ressalta que o Sebrae-SC desenvolve, em âmbito nacional e estadual, ações de educação empreendedora. “Portanto, possui um know-how riquíssimo que poderá ser acessado pela nossa comunidade acadêmica. Dessa forma, penso que nossos alunos terão ao seu dispor diversos materiais e acesso a diversos professores, palestrantes e consultores que poderão ampliar os conhecimentos e experiências sobre a temática de empreendedorismo e inovação e com isso, poderemos oferecer mais condições para nossos alunos desenvolverem seu espírito empreendedor, seja do ponto de vista comportamental quanto econômico”.

Trâmites para a assinatura do Acordo

Conheça o histórico do acordo, conforme o professor Tosta:

“O Empreende UFFS é uma iniciativa voltada à união de várias ações em curso no Campus, que tratam da temática de empreendedorismo e inovação. Assim, temos ações que foram iniciadas ainda em 2010, como a Empresa Júnior do Curso de Administração, outras que foram iniciadas em 2015, 2016, que ganharam notoriedade e relevância, além de ações que foram surgindo com o passar dos anos. A continuidade e a ampliação das ações nos deram visibilidade e, também, por iniciativa nossa foi feita a aproximação com o Sebrae-SC, mais especificamente a Coordenadoria de Educação Empreendedora.

A partir disso, foram feitas reuniões em Florianópolis e, por web conferência, participamos a convite do Sebrae-SC do Congresso de Educação Empreendedora, que é promovido pela entidade. Ainda, fizemos parte de uma missão técnica, também promovida pelo Sebrae-SC, para conhecer espaços de empreendedorismo e inovação em São Paulo com outras instituições de ensino, que também estão se destacando nessa área. Na sequência demos início aos trâmites internos de acordo de cooperação técnica, que foi finalizado em 5 de junho”.

Entrevista

Coordenadora Estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae SC, Mariana Vitarelli

Por que o Sebrae-SC considerou adequado e importante fazer essa cooperação técnica com a UFFS – Campus Chapecó?

O Sebrae SC possui o Programa Empreendedor do Futuro, cujos principais objetivos são ampliar, promover e disseminar a Educação Empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo, objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação. Para nós é muito importante estar presente em todo o estado de Santa Catarina e a Universidade Federal da Fronteira Sul por sua importância, representatividade e abrangência na região Oeste do Estado é a parceira ideal para levarmos o Programa e seus conteúdos aos alunos do ensino superior.

O que o Sebrae-SC espera dessa cooperação técnica?

O Sebrae SC espera poder contribuir para as iniciativas que já ocorrem na UFFS visando à preparação de futuros empreendedores com suas soluções. Acreditamos que o empreendedorismo é um dos motores de desenvolvimento da sociedade e por isso apoiamos com conteúdo e profissionais as instituições de ensino superior, como a UFFS, que compartilham dessa crença. Esperamos também poder auxiliar os professores a lidar cada vez melhor com o novo aluno que vem surgindo, essa geração que já nasceu em um mundo digital, porque uma das características do nosso Programa é que muitas das ações oferecidas visam capacitar os professores para que eles possam aplicar o conhecimento adquirido junto aos seus alunos de maneira ainda mais assertiva.

Fomentar o empreendedorismo e a inovação ainda no ensino superior pode trazer um diferencial para o mercado?

O fundamento do nosso trabalho é o empreendedorismo para a vida. Nosso objetivo é preparar os jovens para um mundo cada vez mais complexo, ambíguo, incerto e volátil, em que novas competências e comportamentos são necessários. Entre eles, existem os comportamentos empreendedores que quando adotados e cultivados trazem um grande diferencial, seja no mercado de trabalho, como também na abertura e condução de novos negócios. Sem contar que jovens empreendedores são mais conectados e propensos a resolver problemas de suas comunidades. O ideal é que esses comportamentos e outras competências como a criatividade e a inovação sejam fomentados desde o início da educação do indivíduo, sendo ainda mais importante no Ensino Superior, em que o aluno pode conjugar suas competências socioemocionais com as competências técnicas relacionadas à sua formação.