Campus Chapecó terá lançamento do Observatório das Juventudes
Evento inicia na sexta-feira (25) à noite e terá certificação

Publicado em: 22 de maio de 2018 11h05min / Atualizado em: 24 de maio de 2018 18h05min

Criar um espaço plural e interinstitucional de encontros, diálogos, debates e de fomento às atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre as juventudes. Essa é a ideia norteadora para a criação de um Observatório de Juventudes.
Para dar início a construção do observatório, será realizado na sexta-feira (25), às 19h, no *auditório da Reitoria (antigo Bom Pastor), o Seminário de Lançamento do Observatório das Juventudes. No sábado (26), a programação contínua no prédio da Reitoria da UFFS, a partir das 09h.
A mesa de abertura, na sexta-feira, abordará o tema “Juventudes em Movimento: sujeitos, realidades e perspectivas”, com o professor da Universidade Federal do Alagoas, Antônio Luiz Groppo, e a representante do Centro de Juventude Cajueiro/GO, Carmen Lucia Teixeira. Além disso, também haverá uma pequena contextualização da proposta de criação do observatório. No sábado (26), a programação terá trabalhos em grupo e a realização de uma plenária final.
O coordenador provisório do Observatório, professor Willian Simões, a ideia é criar um observatório que seja consultivo, que ofereça dados e informações, oportunize acesso a diagnósticos, pesquisas científicas, documentos de políticas públicas, entre outros. “Mas, também, que seja propositivo, elaborando notas técnicas, relatórios, denúncias, documentos analíticos, visando, sobretudo, contribuir na luta por direitos constitucionais e por políticas públicas de juventude, entre outros”, explicou.
Até o momento, estão na organização do observatório, representações de entidades dos movimentos sociais e sindicais que atuam em Santa Catarina, professores e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Conselho Regional de Psicologia. Mas o objetivo é ampliar a participação de entidades, estudantes e professores para o funcionamento do projeto. “Considerando as múltiplas dimensões e desafios que marcam, na atualidade, as vidas das juventudes no campo e na cidade, entendemos ser de extrema importância a participação de todas e todos que tem afinidade com o tema”, afirmou Simões.
Para partipar do evento, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: obsjuventudes@gmail.com, contendo nome e CPF.
Veja a programação completa:

25/05/2018 – Auditório da Reitoria - Campus de Chapecó-SC
19h às 19h30: Credenciamento
19h30 às 20h00: Contextualização – A proposta de criação de um Observatório de Juventudes
20h00 às 22h00: Mesa de Abertura – Juventudes em Movimento: sujeitos, realidades e perspectivas
- Antônio Luiz Groppo (UFAL)
- Carmen Lucia Teixeira (Centro de Juventude Cajueiro/GO)

26/05/2019 - Reitoria da UFFS (antigo Bom Pastor)

09h00 às 10h00: Plenária inicial
- Carmen Lucia Teixeira (Centro de Juventude Cajueiro/GO) e equipe de coordenação provisória
10h00 às 12h00: Grupos de Trabalho
12h00 – 13h30: ALMOÇO