Ciclo de oficinas de contato improvisação é realizado em Chapecó
Contato improvisação é uma dança improvisada e projeto é desenvolvido por professor do Campus Chapecó

Publicado em: 21 de maio de 2019 10h05min / Atualizado em: 22 de maio de 2019 17h05min

Nessa sexta-feira(24), das 14h às 17h, no auditório do Bloco B do Campus Chapecó, acontece um bate-papo sobre o ensino e o aprendizado de artes cênicas – dança, teatro e performance – com foco na experiência coletiva e na invenção de realidades. Terá a participação da diretora do projeto Andanças Poéticas na Cidade, de Florianópolis, Ana Alonso. Também foram convidados artistas de para se somarem ao bate-papo.
Essa é a primeira atividade do ciclo de oficinas gratuitas de formação e experimentação em Contato Improvisação (CI) voltada para iniciantes.
Contato improvisação é uma dança cujo foco é a relação recíproca de duas ou mais pessoas que exploram improvisadamente as possibilidades de movimento da relação entre seus corpos em contato. A ideia de fomentar a prática e a experimentação da CI em Chapecó surgiu pela importância curativa, inclusiva, criativa e pedagógica desse tipo de dança.
O projeto, que é coordenado pelo professor do curso de Ciências Sociais Ubi Vieira, tem como parceiros o projeto Andanças Poéticas na Cidade, de Florianópolis, que conta com um grupo de professoras e professores qualificados na prática de CI; o projeto Espaço-Criação do SESC Santa Catarina; a Lenitiva Produção Cultural e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS (PROEC).
As oficinas e jams – espaço seguro para livre experimentação em dança improvisada – ocorrerão no SESC Chapecó e a atividade é aberta para todas as pessoas maiores de 18 anos. Ao todo o curso oferecerá 22 horas de formação e experimentação em CI e a inscrição pode ser feita pelo link abaixo. Também haverá certificação. 

Link para inscrição 

Veja abaixo a programação completa do ciclo:

Sexta (24) – 14h às 17h
Auditório Bloco B da UFFS – Campus Chapecó
Bate-papo sobre o ensino e o aprendizado de artes cênicas
Um bate papo sobre o ensino e o aprendizado de artes cênicas (dança, teatro e performance) com foco na experiência coletiva e na invenção de realidades. Contará com a participação de Ana Alonso, diretora do projeto Andanças Poéticas na Cidade, de Florianópolis, mestre em educação pela UFSC, pesquisadora e professora de Contato Improvisação com vasta experiência em processos coletivos de produção artística em dança. Também foram convidados artistas da cena da cidade de Chapecó para se somar ao bate-papo. Presenças confirmadas de Clodoaldo Calai, Estevan Casanova, Jovani dos Santos, Manolo Kottwitz e Grupo Vertingens de Ações Poéticas.

Sábado (25) - 13h às 17h
Oficina 1, com Ana Alonso
Peso, inércia e toque
Nesta oficina nos aproximamos do Contato Improvisação, uma prática que convida à experimentação improvisada das forças motrizes no encontro com o outro. Treinos relacionando percepção, peso, inércia, toque, desorientação e comunicação entre corpos são alguns dos pontos de partida dessa dança.

Domingo (26) - 9h às 13h
Oficina 2, com Felipe Ferro
O que precede o movimento?
Propomos o estudo dos vetores que atravessam o corpo tendo em conta o toque e suas múltiplas possibilidades de ativação do movimento. Também investigaremos preparações para entrarmos em estados de dança através do CI. Somado a isto, investigaremos as trajetórias do movimento ativadas a partir do Contato Improvisação.

14h às 17h
Jam aberta integrada às oficinas
Momento e oportunidade de experimentar livremente as práticas apreendidas nos treinos das oficinas. Introdução às jams como espaço de prática contínua de CI.