Publicado em: 22 de junho de 2022 15h06min / Atualizado em: 23 de junho de 2022 09h06min
O resultado de um trabalho coletivo, envolvendo mais de 160 pessoas, durante três anos, foi comemorado com o lançamento do Currículo Regional do Ensino Fundamental dos Municípios da Amosc. Representantes da Educação de municípios da Amosc, da Unochapecó e da UFFS – Campus Chapecó fizeram a entrega simbólica do documento ao presidente da associação, o prefeito de São Carlos, Rudi Sander, na manhã de quarta-feira (22).
Estiveram no evento, além do presidente da Amosc, a diretora em exercício da UFFS – Campus Chapecó, Gabriela Gonçalves de Oliveira; o professor da UFFS – Campus Chapecó Willian Simões, membro da coordenação dos trabalhos; a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, Silvana Wildner; o coordenador do Colegiado dos Secretários Municipais de Educação da Região da Amosc, Sadi Baron, e a assessora de Educação da Amosc, Locenir de Moura.
Baron frisou a participação intensa das equipes pedagógicas dos municípios e exaltou a parceria das instituições do ensino superior. Locenir ressaltou o trabalho de equipe bastante vigoroso e o compromisso do grupo com a educação pública. A professora Silvana reafirmou o compromisso da Unochapecó com o tema e também destacou as parcerias interinstitucionais pela educação.
O presidente da Amosc salientou o protagonismo do Oeste catarinense no desenvolvimento do Currículo Regional, falando que, em uma reunião estadual, a região foi citada como um bom exemplo pela criação do documento. “Estamos um passo à frente. Estou orgulhoso e feliz sabendo que estamos fazendo o que há de melhor para a sociedade a partir da educação. Nossa principal comemoração é levar o currículo aos municípios”.
A professora Gabriela enalteceu o trabalho e parabenizou todos que participaram da construção do documento. Enfatizou a relação entre a UFFS e a comunidade, especialmente quando o assunto é educação e formação de professores, que foi um dos pilares quando da criação da Instituição. “(A UFFS) é um espaço não somente dos estudantes, mas também de formação aos docentes que atuam na Educação Básica. É um local em que o conhecimento não deve ficar restrito; deve justamente atender à sociedade e promover a expansão do conhecimento”.
O professor Simões explicou que o projeto foi pensado e desenvolvido na articulação entre universidades e educação básica, segundo ele, com muito comprometimento de todas as partes pela Educação Básica. “Enquanto membro da coordenação deste projeto, penso ser importante agradecer profundamente e parabenizar cada professor e professora da educação básica e do ensino superior que se envolveu nesse trabalho, pois sem esse coletivo, marcado pela cooperação, pelo respeito às diferenças e o compromisso com a educação pública de gestão pública, não teríamos chegado até aqui. O envolvimento de profissionais de duas grandes universidades da região e da Amosc, em diálogo permanente com as equipes pedagógicas das redes municipais de ensino, pode ser visto como uma importante demonstração do nosso compromisso com a educação pública, gratuita, emancipadora e de qualidade para todos. Um movimento que acredita na escola pública e seu potencial de transformação das/nas vidas dos estudantes e de toda sua comunidade escolar”.
Ele também evidenciou a presença da UFFS nas discussões, organizações e elaborações durante os três anos. “É muito interessante pensar o papel que a universidade tem de trabalhar com a formação inicial e continuada de professores, sobretudo a universidade pública, como a nossa, que se pretende pública e popular. Temos um papel preponderante e somos capazes de fazer isso. Com esse trabalho, também demos uma demonstração de que a universidade é o espaço de formação do professor por excelência”, pontou o professor.
Por fim, ele agradeceu imensamente a confiança e parabenizou toda a equipe que participou dos trabalhos, além da própria UFFS, que possibilitou que ele e outros professores estivessem nessa atuação. “A presença da professora Gabriela, representando o professor Roberto, dá essa institucionalidade, é importante e é uma forma de prestarmos conta do trabalho que vem sendo realizado. É um trabalho transparente, que fazemos questão de mostrar a todos e mostrar que nossa universidade está presente”, finalizou.
No âmbito da UFFS, além da coordenação do professor Willian Simões, participaram na elaboração e qualificação do texto os seguintes professores: Mary Stela Surdi (Linguagens), Marisol Vieira Melo (Matemática), Rosane Rossato Binotto e Nilce Fátima Scheffer (Tecnologias), Adriana Maria Andreis (Geografia), Alexandre Paulo Loro (Educação Física). Tivemos a participação, também, da professora Carina Copatti, que, no período de elaboração do texto, era pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Educação da UFFS, e da mestranda e professora substituta Sabhrina Lya Pezenatto Piazza Frigeri, do Programa de Mestrado em Geografia da UFFS.
O Currículo Regional do Ensino Fundamental dos Municípios da Amosc
Trata-se de um documento de orientação curricular composto por referenciais que reforçam a educação como direito público subjetivo, apresenta uma noção de percurso formativo, educação integral e desenvolvimento humano, assim como busca fortalecer a infância e suas diversidades nos territórios de vida.
Objetiva-se contribuir para a qualificação das Propostas Político-Pedagógicas das escolas de ensino fundamental da região, assim como do trabalho docente e o processo de ensino-aprendizagem , sobretudo no que diz respeito ao planejamento e a organização do trabalho pedagógico (aulas, projetos, feiras, trabalhos de campo, entre outros).
O documento foi sendo elaborado, ajustado e atualizado ao longo dos últimos três anos, dialogando com as legislações educacionais vigentes, a Base Nacional Comum Curricular, o documento de atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina (2014) e o Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Fundamental.
O impacto da ação compreende toda a região de abrangência da Amosc, que conta com 155 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, as quais têm matrícula de 33.464 estudantes, sendo 15.953 na Educação Infantil, 17.511 no Ensino Fundamental (conforme o Censo Escolar de 2021). Entre docentes e equipes pedagógicas, são aproximadamente 2.642 professores.
Próximos passos
Na continuidade do trabalho, com base no Currículo Regional, o grupo segue atuando na Formação Continuada, ofertando palestras, mesas temáticas, oficinas e grupos de estudos.
De acordo com o professor, a partir do segundo semestre de 2022, será iniciada a elaboração de seis Cadernos Temáticos de Orientação Metodológica, a criação de um Portal Interativo para subsidiar os docentes e um Caderno de Experiências Pedagógicas, com relatos elaborados pelos próprios professores a partir de seus planejamentos, aulas e projetos desenvolvidos na escola.
“Não acreditamos em aulas prontas e disponibilizadas verticalmente aos professores. Pelo contrário, defendemos que os relatos expressem caminhos trilhados pelos professores e estejam encharcados da escola real, do cotidiano escolar com suas potenciais e desafios. Para isso, contaremos com o financiamento de R$ 200 mil, oriundos de uma Emenda Parlamentar, já encaminhada ao Ministério da Educação, e descentralizada à UFFS".
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