Curso “A política de línguas na Era Vargas: tempos de nacionalização” está com inscrições abertas
Evento será nos dias 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro e tem 50 vagas

Publicado em: 09 de novembro de 2017 17h11min / Atualizado em: 09 de novembro de 2017 16h11min

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) e o “Fronteiras: Laboratório de Estudos do Discurso” da UFFS – Campus Chapecó promovem o curso “A política de línguas na Era Vargas: tempos de nacionalização”. Com carga horária de 15 horas-aula, o evento terá como ministrante a professora da UFSM Andréa Weber.

Serão três sextas-feiras de curso: dias 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro. Estão abertas 50 vagas, e público-alvo são alunos do Mestrado e do curso de Letras, mas conforme a professora do PPGEL, Ângela Stübe, outros estudantes podem participar, pois o tema interessa, por exemplo, aos alunos de História e Pedagogia.
As inscrições devem ser feitas até a quarta-feira (15). Os interessados devem enviar e-mail para cursolinguasvargas@gmail.com, informando nome completo, CPF e e-mail de contato. O curso será realizado na sala 209 do Bloco A da UFFS – Campus Chapecó.

O início das atividades está marcado, nas três sextas-feiras, para as 14h . O primeiro encontro terá, na abertura, o “Contexto político e econômico”, “Aspectos culturais e linguísticos”. Após o intervalo, a professora falará sobre “A questão do nome da língua do Brasil”.
O dia 24 será aberto com “O combate às línguas estrangeiras no ensino”, seguido do tema “A nacionalização da língua na imprensa escrita” e “Afirmação da língua nacional no rádio”.  No último encontro, “Política de línguas na imigração e colonização”, “Censos linguísticos” e “A unidade do português falado” serão os assuntos abordados.

Para cada encontro é necessária uma leitura prévia: PRAZERES, Oto. A língua e a nacionalidade. In: Cultura política: revista mensal de estudos brasileiros, nº 5, RJ, 1941 no primeiro; BOMFIM, Pedro Calheiros. A política de nacionalização do ensino. In: Cultura política: revista mensal de estudos brasileiros, nº 26, RJ, 1943, no segundo; e OLIVEIRA, Belfort de. O problema do estrangeiro e a solução brasileira. In: Cultura política: revista mensal de estudos brasileiros, nº 48, RJ, 1945, no último.