Dia Mundial da Água é lembrado no Campus Chapecó
Assessoria de Infraestrutura e Gestão Ambiental aponta a importância da redução do consumo

Publicado em: 22 de março de 2018 13h03min / Atualizado em: 22 de março de 2018 15h03min

Água. Imprescindível para todos os seres vivos, mas, por seu uso ser tão cotidiano, dificilmente paramos para pensar que esse recurso não é inesgotável. Por isso, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nessa quinta-feira (22), o setor de Infraestrutura e Gestão Ambiental (ASSINFR-CH) do Campus Chapecó lembra da necessidade de cada um fazer sua parte para evitar desperdício tanto nos locais públicos, quanto nas suas residências.

No Campus há medidores do consumo de água em dois prédios: na Biblioteca e no Restaurante Universitário (RU). Entre o primeiro dia de janeiro até o dia primeiro de fevereiro desse ano, foram consumidos nesses dois blocos 157.100 mil litros de água.

De acordo com o técnico em Química, Marcelo Crizel, a ASSINFR-CH está trabalhando para que essa medição seja feita em todos os prédios, possibilitando um melhor controle e rastreabilidade da água. “Quando a Universidade está em funcionamento integral das suas atividades, o consumo ultrapassa os 300 mil litros por mês, que é um gasto alto, considerando que só estamos medindo dois prédios. E é alto também se compararmos com a média nacional que fica em torno de 160 litros por dia, por uma pessoa que está em casa realizando todas as atividades como limpeza, alimentação, higiene pessoal, etc, e aqui no Campus a média está sendo de 43 litros por pessoa que só desempenha atividades administrativas. Por isso, a necessidade de conscientização para a redução desse consumo como, por exemplo, não deixar torneiras abertas por grande tempo, entre outros”, ponderou.

Crizel também realiza o tratamento com cloro na água do Campus há seis meses e os resultados físico-químicos e microbiológicos são divulgados nos pontos de consumo (bebedouros) dos blocos.

Dia da Floresta
A ASSINFR - CH também lembrou do Dia Mundial da Floresta, comemorado na quarta-feira (21), e lembrou sobre as mais de 500 mudas plantadas entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, que estão sob constantes cuidados no entorno das vias de circulação e blocos prediais, que em breve proporcionarão sombra fresca para a comunidade acadêmica.