Empossado novo diretor da UFFS – Campus Chapecó
Cerimônia teve a presença de servidores, estudantes e da comunidade regional

Publicado em: 31 de julho de 2019 16h07min / Atualizado em: 01 de agosto de 2019 09h08min

A tarde de quarta-feira (31) foi especial para a UFFS – Campus Chapecó, com a cerimônia de posse do novo diretor. O professor Roberto Mauro Dall'Agnol assume o cargo pelos próximos quatro anos. Completam a equipe a coordenadora acadêmica Gabriela Gonçalves de Oliveira e o coordenador administrativo Diego Boeno.

O evento foi presidido pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, e teve a presença do vice-reitor, Antônio Andriolli, do prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, do representante do prefeito e vice-prefeito de Guatambu, Silvestre Fávaro, da representante do prefeito de Chapecó, a gerente do Ensino Fundamental, Márcia Wurzius, da representante do prefeito de Cordilheira Alta, a diretora geral de Ensino, Maike Elize Techio, da diretora da UFFS – Campus Chapecó na gestão julho/2015 a julho/2019, Lísia Regina Ferreira, de pró-reitores, professores, técnicos administrativos e estudantes.

A gestora que deixa o cargo, professora Lísia, ressaltou que considera fundamental a simbologia da cerimônia de transmissão do cargo de direção, no sentindo do fortalecimento da democracia e da autonomia universitária. Agradeceu uma lista longa de entes que fazem parte da Instituição – estudantes, técnicos administrativos, estudantes, parceiros da comunidade regional e todos os que se somaram no fortalecimento e criação da identidade do campus. Falou sobre o desenvolvimento da UFFS – Campus Chapecó durante os anos que esteve à frente da direção – tanto na graduação, quanto na pós-graduação e no desenvolvimento regional –, e dos desafios que ainda se colocam para a Instituição.

O professor Dall'Agnol fez dezenas de agradecimentos e se emocionou ao mencionar a presença da família. Ressaltou que existe uma disposição muito grande para que aconteça a aproximação mais intensa entre a UFFS – Campus Chapecó e a comunidade regional. Destacou a importância do processo de consulta prévia e Informal à comunidade acadêmica, que, conforme ele, oportunizou uma “educada exposição de ideias” entre os quatro candidatos que disputaram o cargo.

Enfatizou que o momento é de valorizar o que foi feito, sem alimentar a crítica como primeiro passo. O diretor ponderou que é necessário, primeiro, a valorização do que foi realizado, depois, propor novas alternativas e, por fim, colocar em prática essas propostas. Afirmou que pretende colocar em prática uma gestão técnica, com a intenção de ser apartidária, prezar pelo diálogo, pelo equilíbrio na crise.

“Não há outro caminho se não pela educação”, salientou o diretor. E, para finalizar, pediu que todos contribuam para fazer uma gestão positiva.

O novo coordenador administrativo e a nova coordenadora acadêmica agradeceram a confiança do professor Dall'Agnol em convidá-los a fazer parte da equipe diretiva. Ambos se mostraram, em seus discursos, dispostos a realizar uma gestão comprometida com os interesses da Instituição.

Por fim, o reitor explicou – especialmente aos que não fizeram parte do processo de consulta prévia e informal – que não foi ele que escolheu os diretores dos campi, mas que ele fica feliz em dizer que ele nomeou as pessoas que a comunidade acadêmica escolheu. Evidenciou que gostou das palavras do novo diretor, especialmente na linha de que “o coletivo se responsabilize pelas decisões que serão tomadas conjuntamente”. Por fim, desejou uma gestão construtiva ao professor.

Galeria de Imagens: