Publicado em: 18 de maio de 2017 15h05min / Atualizado em: 19 de maio de 2017 11h05min
História do país e da bandeira, apresentações culturais, aula de francês e crioulo, depoimentos dos estudantes e almoço especial. Essas foram as atividades que marcaram as comemorações do Dia da Bandeira do Haiti promovidas pelos estudantes haitianos.
O início da programação foi marcado pela fala do estudante haitiano, que cursa a 6° fase do curso de Administração, Chrislyn Joseph Bastien, que contou sobre a história da Independência do Haiti e do Dia da Bandeira e também sobre a tragédia ocorrida em 2010 com o terremoto que atingiu o país.
Para Bastien, a comemoração nesse dia é importante para que cada haitiano não esqueça de onde veio, não esqueça a história do país e possa promover com os outros estudantes uma reflexão sobre o Haiti.
O estudante também conversou com o público sobre o terremoto que abalou o país, as oportunidades dadas aos haitianos pelo Brasil e a chance que estão tendo de estudar em universidades como a Universidade Federal da Fronteira Sul. Também criticou a mídia que veicula informações distorcidas e foca apenas nos problemas vividos no país. “Falam que no Haiti as pessoas só têm terra para comer, não sei como todo mundo vive anos lá apenas comendo terra”, afirmou.
Os estudantes também cantaram o hino do Haiti, fizeram coreografias e deram aula de francês e crioulo para o público. O Restaurante Universitário aproveitou o dia de comemoração e serviu almoço especial com dois pratos típicos do Haiti: a banana frita e o pikles.
Atualmente a UFFS – Campus Chapecó tem cerca de 50 estudantes haitianos cursando Graduação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29 de novembro de 2024
Nossa UFFS
27 de novembro de 2024
Informe UFFS
25 de novembro de 2024
Eventos