Estudantes pesquisam percepção sobre o SUS
A ideia foi conscientizar cidadãos, especialmente dentro do ambiente acadêmico da UFFS – Campus Chapecó, sobre a história e a organização do SUS

Publicado em: 13 de setembro de 2019 13h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2019 15h09min

Você sabe o que o Sistema Único de Saúde (SUS) contempla? Essa era a pergunta base para uma pesquisa desenvolvida por estudantes da terceira fase de Medicina da UFFS – Campus Chapecó, no componente curricular Saúde Coletiva III. A maior parte dos entrevistados foi da própria Instituição e os resultados demonstraram que muitas informações ainda não chegam adequadamente aos usuários.

No componente curricular, dois créditos da carga horária são destinados para o ensino com projetos de Pesquisa ou Extensão. Assim, os estudantes são organizados em sete grupos tutoriais e, com a orientação de um dos docentes, participam da elaboração e execução dos projetos com temas de interesse da Saúde Coletiva.

A professora Graciela Fonseca explicou que um dos grupos, “levando em consideração o contexto político atual do Brasil, em que diversos direitos conquistados estão sendo postos em risco”, decidiu trabalhar a temática "A saúde como um direito no Brasil e o SUS como conquista do povo brasileiro".

“A motivação para o desenvolvimento dessa estratégia ocorreu em função de que, apesar do Campus Chapecó possuir dois cursos da área da saúde com formações ‘no’ e ‘para’ o Sistema Único de Saúde, há um conhecimento superficial por parte da comunidade acadêmica no que se refere a sua história, seus princípios, sua organização e suas ações. De modo semelhante, poucos sabem que a saúde é um direito garantido pelo artigo 196 da Constituição Federal de 1988, e que é dever do Estado financiar, organizar e garantir ações e serviços de saúde de modo universal e integral. Há, ainda, responsabilidades que são inerentes a quem usa o sistema e, de igual forma, são desconhecidas”, enfatizou ela.

Assim, a ideia foi conscientizar cidadãos, especialmente dentro do ambiente acadêmico da UFFS – Campus Chapecó, sobre a história e a organização do SUS. “Tendo em vista que há atuais divergências na conjuntura política do país sobre a importância desse sistema, essa tarefa é imprescindível para a conscientização da sociedade, em especial dentro do ambiente acadêmico da UFFS”.
Inicialmente, foi elaborado um questionário eletrônico para realização de uma enquete com o objetivo de “diagnosticar” a comunidade acadêmica em relação aos conhecimentos e percepções relacionados ao SUS. Depois o questionário foi aplicado, de maneira aleatória, no Campus. O link com o convite para responder, foi divulgado em redes sociais para ampliar o alcance e obter um número maior de respostas. Ao final do período de aplicação da enquete, mais de 90 pessoas responderam e, com base nessas respostas, o grupo elaborou cartazes e flyers com orientações e informações pertinentes a esse contexto. O material será fixado em locais estratégicos – nos quais há maior circulação de pessoas – do Campus.

Participaram do grupo os estudantes Vanessa Kerkhoff, Millena Daer, Giovanna Noal, Raíssa Faria e Murilo Schemmer. O grupo é unânime com relação à pouca divulgação de alguns pontos importantes a respeito do SUS. “Há informações muito relevantes que não são expostas à população”, afirma Giovanna. Millena lembra que apesar de algumas reações negativas por parte de alguns entrevistados, a maioria – mesmo as pessoas que passaram por experiências negativas no SUS – sabe da importância do sistema ser perpetuado.

Outras ações
A professora explica que a ação está vinculada a uma proposta de intervenção derivada do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – política de reorientação da formação, financiada pelo Ministério da Saúde que, nesse momento, tem um projeto em desenvolvimento em Chapecó, com a participação da UFFS, da UDESC e da UNOESC. Em um dos subgrupos do PET-Saúde, foi proposto para os integrantes que representam as três instituições, a organização de ações internas com essa finalidade.

Assim, as ações devem seguir no sentido de divulgar o SUS estimulando a defesa do sistema. Segundo ela, no curso de medicina, além dos estudantes de Saúde Coletiva III, um grupo tutorial de Saúde Coletiva V está trabalhando a temática mas, o público-alvo são crianças, seus pais/responsáveis e professores de uma escola municipal do bairro Guido Mantelli, com o apoio do Centro de Saúde da Família Jardim América. Outra turma, ainda, matriculada em Saúde Coletiva I, fará atividades de sensibilização, no Complexo Esportivo Verdão, em um final de semana específico, vinculadas às atividades práticas do CCR.
“Acredita-se que abordagens diferentes, para diferentes públicos, irão dinamizar as estratégias e sensibilizar um número maior de pessoas despertando-as para a importância de lutar e não permitir que o SUS seja desmontado”.