Evento on-line terá diálogos com autores da obra “Trajetórias Geográficas – Coletâneas das Políticas Educacionais”
Serão três encontros. A obra pode ser baixada gratuitamente.

Publicado em: 13 de outubro de 2022 12h10min / Atualizado em: 17 de outubro de 2022 20h10min

Um evento on-line, nos dias 13, 20 e 29 de outubro, será o momento de diálogo com autores da obra “Trajetórias Geográficas – Coletâneas das Políticas Educacionais”. O livro está disponível para ser baixado gratuitamente.

A obra é resultante do projeto de pesquisa “Política educacional brasileira e a coetaneidade do espaço geográfico: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto da pandemia COVID- 19 (Edital nº 270/GR/UFFS/2020), com fomento da UFFS, e traz discussões envolvendo a relação entre a política educacional articulada aos processos de produção do espaço geográfico, destacadamente, no período da covid-19. Ela tem 13 capítulos que textualizam trajetórias coetâneas espaciais geográficas das políticas educacionais e são organizados em 3 eixos temáticos: I – Educação pública e delineamentos das políticas educacionais no contexto da pandemia; II – Atualidades das políticas educacionais e o direito à educação; e III – Espaço Geográfico coetâneo e a política educacional no contexto ibero-americano.


Calendário dos diálogos:

- Dia 13 de outubro de 2022, 19h - a autora do prefácio, professora Helena Copetti Callai, e as organizadoras da obra Adriana Andreis e Carina Copatti

- Dia 20 de outubro de 2022, 19h - os autores dos eixos I e II

- Dia 29 de outubro de 2022, 10h - os autores do eixo III, Sérgio Claudino/Portugal, Jairito Romero/México e Pedro Cruz/Cuba


Capítulos do livro e autores

Prefácio da professora Helena Callai

EIXO I - EDUCAÇÃO PÚBLICA E DELINEAMENTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

1. POLÍTICA CURRICULAR E A REALIDADE GEOGRÁFICA DAS ESCOLAS NA PANDEMIA DA COVID-19
Adriana Maria Andreis

2. O LUGAR E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PLANOS DE CONTINGÊNCIA PARA A COVID-19 EM ESCOLAS DE CHAPECÓ - SC
Eduardo Cesar da Costa
Adriana Maria Andreis

3. ENSINO REMOTO E DOCUMENTO DE CURRÍCULO DO TERRITÓRIO CATARINENSE: PERCURSOS PARA UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Sabhrina Lya Pezenatto Piazza Frigeri

4. “NÃO É MAIS COMO ERA ANTES”: REFLEXÕES SOBRE O FORMAR-SE PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Gerson Junior Naibo
Ademar Graeff
Fernando Rossetto Gallego Campos

5. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS CURRÍCULOS ESCOLARES: DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ?
Marlene Tirlei Koldehoff Lauermann

EIXO II - ATUALIDADES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO

6. INCIDÊNCIA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ademar Graeff
Jaqueline Ana Foschera
Fabiana Calçada de Lamare Leite

7. ESVAZIAMENTO DO CURRÍCULO: O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO
Elisabete Dal Piva
Greti Aparecida Pavani

8. RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: UM OLHAR AO CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE
Eliane T. Thiago Popp

9. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, O REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO - RCG E A EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS OU RETROCESSOS?
Roberta Schmith
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso

10. A REDEFINIÇÃO CURRICULAR A PARTIR DA BNCC: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA/PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR
Carina Copatti

EIXO III - ESPAÇO GEOGRÁFICO COETÂNEO E A POLÍTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO

11. PROJETO NÓS PROPOMOS! CIDADANIA TERRITORIAL E NOVA CULTURA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Sergio Claudino

12. EDUCACIÓN GEOGRÁFICA EN CUBA: DINÁMICA, RETOS Y PERSPECTIVAS EN TIEMPOS DE COVID-19
Pedro Alvarez Cruz

13. LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS Y LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA EN MÉXICO: CONTEXTO DE PANDEMIA
Jairo Romero Huerta
Reinalda Soriano Peña