Grupo seleciona prosas e poesias para coletânea “Evasões Poéticas”
A ideia, conforme professora, é “publicar escritas que se evadam do mundo violento”.

Publicado em: 19 de maio de 2022 13h05min / Atualizado em: 26 de maio de 2022 10h05min

Até a sexta-feira (27), segue a convocatória a pessoas que desejem enviar prosas e poesias para uma coletânea que será editada e publicada como livro físico e digital. As inscrições devem ser feitas on-line, e cada pessoa pode inscrever uma prosa e até três poesias.

“Evasões Poéticas” será uma coletânea que reunirá prosas e poesias, conforme proposta, de reexistências do Oeste de Santa Catarina, de dez pessoas da Mesorregião Oeste catarinense,

A coletânea é parte de um projeto de cultura da professora da UFFS – Campus Chapecó Rubi Garcia, com parceria de um sebo livraria e de um coletivo. A professora explica que “a ideia é publicar escritas que se evadam do mundo violento. Escritas de reexistências de pessoas hipersingulares que se viram na intersecção de diferentes opressões. Racismo, misoginia, homofobia, transfobia, xenofobia, preconceito de classe. Evasões nos remete ao que escapa de prisões, ao que é invisível para um mundo de opressões, um mundo que tropeça naquilo que não percebe e, no entanto, aí está. Uma literatura que evade de forma poética, escritas de reexistências como propõe Ana Lucia Silva Souza”.

Segundo a professora, a ideia do projeto foi iniciada na elaboração de um projeto de pesquisa para submissão a um edital da Fapesc, pelo grupo de pesquisa Linguagem, Discurso e Subjetividades. O grupo decidiu desenvolver pesquisas sobre leitura e metáforas com a coordenação do professor Valdir Prigol. “Daí pensei na possibilidade de fazer algo prático aliando pesquisa e extensão, a publicação de uma coletânea de prosa e poesia. Posteriormente, em diálogo com o Fernando Boppré da Humana Sebo Livraria e com Giba Duarte da Coletiva Açu, criamos a relação de parceria, Fernando com sua experiência como editor pela Humana e Giba com articulações ideias e propostas estéticas da Coletiva Açu, uma ONG que promove os direitos lgbtqia+ aliando produção artística e cultural”.

Depois, o esboço do projeto foi apresentado e aprovado pelo grupo de pesquisa. Com isso, foram iniciados os trabalhos de elaboração da convocatória e submissão do projeto na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Segundo a professora, o projeto conta com recursos da FAPESC para elaboração do livro em formato digital e impressão de 50 exemplares. Com diferentes estratégias de financiamento coletivo, a intenção é imprimir mais exemplares.

Dúvidas sobre a convocatória podem ser esclarecidas em evasoespoeticas@gmail.com.