I Curso de Verão em Oncologia está com inscrições abertas
Evento acontece em fevereiro e oferece 50 vagas

Publicado em: 30 de outubro de 2019 11h10min / Atualizado em: 30 de outubro de 2019 15h10min

Estão abertas, até 15 de novembro, as inscrições para o I Curso de Verão em Oncologia. A iniciativa é do Programa de Extensão “Estratégias educativas para o cuidado, autocuidado e cuidado de si no ambiente domiciliar”, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES) da UFFS – Campus Chapecó.

Podem participar do evento, estudantes de Medicina e Enfermagem da UFFS ou de outras instituições. São disponibilizadas 50 vagas, e o curso ocorre de 10 a 12 de fevereiro de 2020. Para realizar a inscrição, os candidatos deverão encaminhar uma carta de intenção de até 30 linhas em formato PDF; histórico atual do curso de graduação em curso; documento que comprove seu vínculo atual na instituição de ensino de origem do estudante e formulário de inscrição devidamente preenchido. Outras informações podem ser solicitadas por e-mail (cursodeveraooncouffs@gmail.com).

As aulas do curso serão ministradas por diferentes profissionais facilitadores. Serão abordados temas pertinentes à temática, como a história da assistência oncológica, a biologia da doença, nomenclaturas, prevenção e promoção, feridas e estomas, emergências, exames diagnósticos, interpretação de exames, terapêuticas, espiritualidade oncológica e cuidado paliativos. Assim, será efetuada uma listagem de fenômenos pertencentes à dinâmica da oncologia hospitalar e permitindo aprofundamento nesses temas.

Conforme o professor Vander Monteiro, um dos coordenadores do evento, o câncer está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas e, por isso é fundamental discuti-lo. “O conhecimento nos torna capazes de alterarmos estatísticas alarmantes, criando perspectivas e estabelecendo novos métodos de cuidado. A Oncologia é uma especialidade que demanda alta complexidade assistencial durante todo o processo terapêutico, além de requerer a habilidade relacional e afetiva considerando as necessidades e especificidades dos usuários. A atenção oncológica coloca os profissionais em contato estreito com situações que desencadeiam graves reações físicas e emocionais, desesperança de pacientes e familiares, bem como a expectativa de cura da doença. Esses elementos imputam, aos profissionais, a necessidade de enfrentamentos perenizados durante a operacionalização da assistência aos usuários dos serviços de saúde”.

Além do professor Vander, estão na coordenação do I Curso de Verão em Oncologia a professora Aline Massaroli e a estudante de Enfermagem Milena Schneiders. O evento também está no Facebook para quem quiser acompanhar as novidades.