Materiais são entregues ao Hospital Regional do Oeste (HRO)
Máscaras e luvas foram doadas pela UFFS – Campus Chapecó

Publicado em: 24 de abril de 2020 18h04min / Atualizado em: 27 de abril de 2020 15h04min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó realizou a doação de materiais ao Hospital Regional do Oeste (HRO) na manhã de sexta-feira (24). A doação aconteceu como forma de apoio ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

A entrega dos materiais foi feita pela Coordenadora Acadêmica, Gabriela Gonçalves de Oliveira. Máscaras (350 unidades) e luvas (9 mil unidades) de diferentes modelos e tamanhos fizeram parte do lote de doações.

Conforme Gabriela, os materiais seriam para o uso em laboratórios da UFFS – Campus Chapecó e para as práticas dos cursos da área de saúde (Enfermagem e Medicina). Como a Instituição está com o calendário suspenso, o material também estava sem uso.

O diretor do Campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol, ressalta que o momento é de atenção e cuidado. "Naquilo que pudermos contribuir com as entidades de saúde, enquanto instituição, estaremos fazendo” declarou o diretor.

Ele destaca que o HRO é uma entidade parceira da UFFS – Campus Chapecó, acolhendo estudantes de Medicina e Enfermagem, de Graduação e Pós-graduação. “Para nós, é motivo de alegria poder contribuir com o hospital, mesmo que ainda abaixo de tudo o que gostaríamos, sabendo da importância e da qualidade do trabalho prestado pelo HRO”, pontua.

A UFFS – Campus Chapecó ainda doará, segundo o diretor, materiais para o SAMU do município e já efetuou a entrega para o Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê. “Essas são iniciativas, que, associadas a outras que temos no campus, estão direcionadas a apoiar o combate à pandemia. Acreditamos que esse é, hoje, o grande objetivo de todos nós no sentido da segurança e da saúde. E, naquilo que o Campus Chapecó, essa direção e a Universidade puderem contribuir, contribuirão, nesse momento tão importante para a sociedade”.

Participaram da entrega, o vice-presidente da Associação Lenoir Vargas Ferreira, administradora do hospital, Reinaldo Fernandes Lopes; o presidente da Executiva da ALVF, Rogério Getúlio Delatorre; o diretor do HRO, Osmar Arcanjo de Oliveira, e o engenheiro de segurança (SESMT) do HRO, Anderson Carlin Ribeiro.

Declaração do presidente da diretoria executiva da Associação Lenoir Vargas Ferreira, administradora do hospital, Rogério Getúlio Delatorre:

“Nossas colaboradoras e colaboradores estão empenhados em prestar o melhor atendimento possível a quem dos hospitais necessitar. São cerca de 1.200 profissionais nas três unidades, que 24 horas estão atuando. São atividades médicas, de enfermagem, limpeza e higienização, vigilância, manutenção, nutrição e dietética, almoxarifado, arquivo, lavanderia, rouparia, marcenaria, caldeiras, recursos humanos, contabilidade, fiscal, telefonia, financeiro, compras, administrativo, jurídico, farmácia, faturamento, psicologia, serviço social, medicina do trabalho, tecnologia da informação, ouvidoria, recepção, serviços de imagem, laboratório, centro cirúrgico, centro obstétrico, centro de estudos, oncologia (quimio e radioterapia), captação e transplantes de órgãos e tecidos humanos, além de 42 associados, mulheres e homens que representam diversas entidades civis e prestam voluntariamente seu tempo na gestão da ALVF, administradora dos hospitais. Nossa gratidão a todas e todos integrantes da UFFS, que prontamente disponibilizaram esforços em auxiliar nessa batalha em favor da vida".