Mutirão de castração animal acontece nesse final de semana no Campus Chapecó
Atividade precisa de estudantes voluntários, principalmente, dos cursos da área da Saúde

Publicado em: 07 de dezembro de 2018 09h12min / Atualizado em: 07 de dezembro de 2018 08h12min

No sábado (08) e no domingo (09), das 08h às 16h, na UFFS - Campus Chapecó, acontecerá um mutirão de castração popular para animais. O mutirão é promovido pela Ong Causa Animal de Videira, com o apoio do projeto de extensão AdministraCÃO, do curso de Administração.
As castrações acontecem em uma carreta estruturada para os procedimentos, de uma veterinária de Florianópolis, que presta esse serviço voluntariamente para o Estado de Santa Catarina conforme a demanda demonstrada pelas ONGs locais.
Os animais serão castrados a preços populares, conforme tabela abaixo. O valor cobre somente os custos com medicamentos e materiais:
- Cães sem raça definida até 15kg: R$175,00 mais 1kg de ração
- Cães sem raça definida acima de 15kg: R$210,00 mais 1kg de ração
- Gatos: valor fixo de R$165,00
- Cães de raça até 15kg – R$250,00 mais 1kg de ração
- Cães de raça acima de 15kg: R$320,00 mais 1kg de ração

As pessoas interessadas em castrar seus animais devem fazer a inscrição pelo telefone: (49) 98419-4263.
Voluntários
O grupo que organiza o mutirão também precisa de alunos voluntários para ajudar nos dois dias, principalmente de alunos da área da saúde. Os (as) interessados (as) devem fazer contato com a professora coordenadora do AdministraCÃO, Kelly Tosta, pelo e-mail: kellytosta@uffs.edu.br ou pelo whatsapp no número: 99918-8019
Castração
A castração é uma cirurgia que impede a procriação e o cio. É um procedimento importante para o controle populacional de cães e gatos, pois estima-se que um casal de animais, com duas crias por ano, tendo entre 2 a 08 filhotes, podem gerar em 10 anos em sucessivas gerações o total de 80.399 filhotes.
A castração também é importante para o controle de zoonoses, pois quanto mais animais abandonados e sem tratamento adequado, maior o risco de doenças serem transmitidas para a população.Além de prolongar a vida dos animais, já que evita inúmeras doenças, principalmente nas fêmeas.