Palestra e plantio de mudas alteram a rotina na UFFS – Campus Chapecó
Ações são alusivas ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro

Publicado em: 19 de setembro de 2017 17h09min / Atualizado em: 20 de setembro de 2017 10h09min

Estudantes, professores, técnicos-administrativos, terceirizados e até mesmo gestoras da UFFS – Campus Chapecó dobraram as calças e tiraram os calçados para sentir melhor a natureza. Não poderia ser diferente: foi durante o plantio de mudas de árvores, numa ação alusiva ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

Promovida pela Assessoria de Infraestrutura, ligada à Coordenação Administrativa, e com a iniciativa do técnico em Química/Gestão Ambiental, Marcelo Guerreiro Crizel, a atividade trouxe mais pitangueiras, ipês, açoitas, paineiras, cerejeiras, guajuviras e canafístulas a espaços nas proximidades dos prédios dos laboratórios.

Além disso, trouxe também reflexões aos participantes: Fabíola Shabory, do Projeto Coaching Servidores e Kin Forest – Condor Blanco, abordou o tema “Essência da Natureza”. Ela “provocou” cada presente para que fizesse uma reconexão com a Mãe Natureza e consigo próprio. Propôs exercícios de respiração e pensamentos de gratidão para com a natureza.

“Estar em meio à natureza é uma oportunidade de interiorização. A natureza tem esse poder: nos ajuda a criar momentos de desconstrução do que somos. São momentos para nos conhecermos mais”, revelou.

Idealizador da ação, Marcelo ressaltou que, além da celebração do Dia da Árvore, o evento serviu como uma integração da comunidade acadêmica e uma forma de mostrar que a realização de um gesto simples, como o plantio de mudas, é muito importante para a arborização, mas principalmente para “possibilitar que as gerações futuras possam desfrutar de áreas verdes mais amplas e conservadas, o que alimenta o foco sustentável que a gestão ambiental vem buscando implantar nesta universidade”.

Para ele, o público que se envolve nesse tipo de ação torna-se parceiro e contribuinte no sentido de manter estes locais bem arborizados e conservados para que possam ser frequentados. No final, quem contribui acaba sentindo orgulho do que ajudou a plantar. “O plantio de mudas é uma ação de cidadania e de conservação do meio ambiente. Para nós, estarmos plantando novas mudas – e daqui em diante contribuirmos para a manutenção destes locais – é gratificante, uma vez que estamos melhorando a paisagem no entorno da estrutura deste campus e, desta forma, ofertando ao público futuro, áreas que servirão para momentos de conversa, leitura e atividades de descontração durante as pausas em dias de trabalho e estudos”, finalizou.

A ação também faz parte da campanha "A UFFS é nossa", que busca a conscientização e uma mudança de comportamento da comunidade acadêmica com relação à limpeza, à organização e ao cuidado com o meio ambiente e com o bem público. O objetivo é ter um campus mais limpo, agradável e bem cuidado.