Pesquisa sobre nomofobia quer entender realidade de estudantes da área da saúde
Ideia é compreender o fenômeno, relacionando-o à pandemia

Publicado em: 28 de outubro de 2020 08h10min / Atualizado em: 29 de outubro de 2020 08h10min

Estudantes de graduação da área da saúde podem contribuir com uma pesquisa sobre nomofobia (medo de ficar sem um aparelho de comunicação móvel ou mesmo de ficar off-line). A pesquisa é uma parceria da UFFS com instituições de todo o país, dentre elas, a USP.

No Campus Chapecó, o professor do curso de Enfermagem Jeferson Araújo, está à frente dos trabalhos. Com a pesquisa, pretende-se compreender o fenômeno da nomofobia em estudantes universitários brasileiros da área da saúde em função da pandemia de Covid-19.

Segundo ele, na UFFS, esse medo de ficar sem um aparelho de comunicação móvel ou de ficar off-line “é uma realidade vivenciada todos os dias por muitos dos nossos alunos”.

Conforme o professor, “frente ao isolamento social que enfrentamos como medida protecionista à transmissão da Covid-19, os aparelhos de smartphones vêm proporcionando à comunidade acadêmica experiências cada vez mais diversificadas, na medida em que se tornaram um dos principais meios de comunicação/interação dela com a universidade e com o meio social. Assim, ao mesmo tempo que oferecem grandes oportunidades de desenvolvimento aos alunos, interligando-os ao processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia, também podem gerar ansiedade, angústia e medo, quando utilizados excessivamente”, explica ele.

O professor Araújo ressalta que a participação dos estudantes da área da saúde é muito importante “para estabelecermos uma compreensão da magnitude do problema em nossa comunidade e comparar com outras regiões brasileiras. Futuramente, essa pesquisa poderá subsidiar o planejamento de intervenções que contemplem a nomofobia entre os universitários”.