Podcast da Anpuh tem a participação de professora do Campus Chapecó
Episódio tratou do meio ambiente da História

Publicado em: 19 de junho de 2020 10h06min / Atualizado em: 19 de junho de 2020 11h06min

A professora do Programa de Pós-Graduação em História e a coordenadora Adjunta de Pesquisa da UFFS – Campus Chapecó, Samira Moretto, foi a convidada para falar sobre o tema “5 de junho: o meio ambiente na História” no podcast “Historiador(a) explica”, da Associação Nacional de História (Anpuh). O episódio está à disposição on-line.

A professora enfatizou a importância de consultar historiadores para o entendimento de temas e datas, como a própria questão ambiental. “No podcast foi abordado o tema meio ambiente e levantadas questões para pensar a importância da História Ambiental. Temos um laboratório chamado Fronteiras: Laboratório de História Ambiental da UFFS e uma linha de pesquisa no PPGH/UFFS, que utilizam a História Ambiental como disciplina norteadora das pesquisas desenvolvidas”, apontou ela.

A professora Samira vem desenvolvendo pesquisas sobre o processo de transformação da paisagem no Oeste de Santa Catarina, catalisado pela ação antrópica (realizada pelo ser humano), desde o início do século XX até a atualidade recente. “No laboratório, professores, mestrandas e mestrandos e graduandas e graduandos vêm desenvolvendo pesquisas sobre História Ambiental abordando assuntos como: atuação da agroecologia, unidades de conservação, os usos da soja, transformações das paisagens, crescimento e impactos da suinocultura, o desmatamento, entre outros”, ressaltou.

Todas as pessoas que tiverem interesse no tema podem participar das reuniões do “Fronteiras: Laboratório de História Ambiental da UFFS”. Elas vêm sendo realizadas quinzenalmente, on-line (via Webex). As datas e horários podem ser acompanhadas na página do Facebook do laboratório. Mais informações também podem ser encontradas na página do laboratório.