Publicado em: 03 de novembro de 2021 11h11min / Atualizado em: 03 de novembro de 2021 18h11min
Interessados podem se inscrever gratuitamente no "Congresso Internacional Freire-Vigotski: educação pública e emancipatória", que ocorre de 8 a 12 de novembro, on-line. O evento, promovido pela UFSC, foi organizado por pesquisadores de vários locais, inclusive da UFFS – Campus Chapecó, além de representantes de movimentos sociais.
Os professores Solange Maria Alves (do curso de Pedagogia e do mestrado em Educação) e Willian Simões (da graduação e do mestrado em Geografia) contribuíram com a construção do evento.
De acordo com a professora Solange, esse é um “trabalho de construção coletiva de dois anos que culmina agora em um evento – uma festa de aniversário – totalmente on-line e gratuito” que tem como principal objetivo “discutir os maiores desafios da sociedade e da educação pública, nestes tempos de intolerância e luta, em busca de uma formação emancipatória". Segundo o professor Willian, já são mais de 7 mil inscritos de mais de 18 países.
Em setembro de 2021, celebraram-se os cem anos de Paulo Freire, considerado patrono da educação brasileira. “Um educador que encantou o mundo. Um menino pobre do nordeste brasileiro que entendeu cedo as dores da pobreza e a força do amor. Um homem que viveu e nos ensinou a viver pelo princípio da fé na humanidade. Nos ensinou a esperançar por uma a esperança ativa, que alimenta a eterna busca por um mundo com igualdade e justiça social, por uma educação comprometida com o conhecimento que liberta o ser humano das amarras opressoras da ignorância. Celebrar 100 anos de Paulo Freire é agradecer o presente que foi e segue sendo, para nós, a sua presença neste mundo. E, para celebrar esse aniversário especial, estamos propondo uma festa, um grande encontro para fazer o que Freire mais gostava e gosta: dialogar. Para esse grande diálogo, convidamos Lev S. Vigotski, eminente psicólogo russo que, em novembro de 2021, faria 125 anos de existência e cujas ideias no âmbito da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano, são hoje amplamente estudadas e difundidas, constituindo fundamento para muitas propostas e práticas educativas”, ressalta a professora.
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