Seminário Integrado de Estágios é realizado pelo curso de Geografia
Tema discutido foi a relação entre residir e estagiar

Publicado em: 05 de dezembro de 2018 10h12min / Atualizado em: 05 de dezembro de 2018 09h12min

No início da semana, o curso de Geografia do Campus Chapecó realizou o “Seminário Integrado de Estágios: entre o residir e o estagiar”. O encontro teve como objetivo refletir e analisar as potencialidades e desafios, resultantes do encontro entre o componente Curricular do Estágio Curricular Supervisionado e as atividades do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Geografia.

De acordo com a professora Adriana Andreis, o encontro foi organizado para dar voz às escolas, na pessoa do professor preceptor e dos alunos das escolas de Educação Básica que puderem comparecer. “O encontro foi emocionante, pudemos ouvir, por exemplo, que foi muito importante para a escola Olga Fin Travi, de Guatambu, que a Universidade fosse até lá com os estudantes, pois geograficamente estamos perto, mas ao mesmo tempo estávamos longe”, relatou.
Além disso, segundo Adriana, o eventou possibilitou que todos os participantes falassem sobre os desafios, as dificuldades e as perspectivas que o futuro apresenta dessa relação entre o residir e o estagiar. “Rigorosamente foi um momento de reflexão sobre as potencialidades e sobre os limites. Nós ouvimos falas que foram muito significativas como da professora que sentiu seu potencial resgatado com a presença dos residentes e estagiários dentro da escola. Isso nos motiva e nos emociona”, afirmou Adriana.

Participaram do eventos os (as) estudantes da residência pedagógica, os (as) estudantes do estágio, estudantes das escolas envolvidas – das cidades de Chapecó, Guatambu e Erechim – os preceptores e diretores das escolas e os professores da UFFS – Campus Chapecó Adriana Andreis, Willian Simões e Cristina Otsuschi. A Gerência Estadual de Educação e a Direção do Campus Chapecó não puderam comparecer, mas enviaram apoio total ao evento.