UFFS e Sinte finalizam formação continuada
Professores de várias regiões do estado participaram nas três edições do curso.

Publicado em: 23 de novembro de 2021 13h11min / Atualizado em: 23 de novembro de 2021 18h11min

O “Curso de Formação Continuada de Professores da Educação Básica Santa Catarina: Educação e Desafios Contemporâneos” foi encerrado nos dias 20 e 21 de novembro, em Florianópolis, com um seminário. A formação, que teve três edições (2018, 2019 e 2021) é resultado de uma parceria entre a UFFS – Campus Chapecó e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina (Sinte-SC).

Nas duas primeiras edições, em 2018 e 2019, antes do período marcado pela pandemia da covid-19, cerca de 400 professores da educação básica foram beneficiados pelo curso. Em 2020, as atividades foram suspensas, em função da pandemia, e o retorno aconteceu on-line, em 2021, com 153 cursistas formandos.

Conforme o professor da UFFS – Campus Chapecó que esteve à frente do curso, Willian Simões, “o processo formativo aqui proposto teve como tema central a educação brasileira e desafios contemporâneos que se colocam no âmbito do trabalho docente, entre eles, podemos destacar as atuais reformas educacionais e seus impactos. Destacou-se, também, a necessidade de suprir lacunas formativas, como a formação de lideranças capazes de desenvolver análises aprofundadas sobre a sociedade, compreender como funciona a gestão de políticas educacionais e a dotação de orçamento à pasta da educação no Brasil e em Santa Catarina, assim como para ampliar suas capacidades de promover gestão democrática na escola e em espaços coletivos de classe”.

O objetivo geral do curso foi “contribuir na formação continuada de professores de Educação Básica de Santa Catarina, visando ampliar a compreensão acerca do atual cenário das políticas públicas educacionais no Brasil, da atualidade dos desafios da gestão democrática e do trabalho docente na contemporaneidade”.

Foram três eixos formativos, que constituíram a matriz curricular do curso:

I – Concepção Política e Educacional, contemplando temas como a história da profissão docente e a luta por direitos; introdução à economia política; como funciona a sociedade do capital; as atuais reformas educacionais e seus impactos;

II – Formação de Dirigentes, com temas como filosofia e política; formação de lideranças: argumentação e propaganda; análise de conjuntura: a Educação Básica em debate e; o orçamento na educação, organização e negociação coletiva;

III – Planejamento e Administração, contemplando temas como gestão de entidades de classe em educação; planejamento estratégico; gestão democrática e relações de trabalho e; ambiente e saúde do trabalhador docente na contemporaneidade.

Para o professor Willian, a UFFS teve ganhos consideráveis na parceria: “o projeto potencializou a inserção e a contribuição da UFFS aos docentes que atuam na educação básica em diferentes municípios e regiões do estado”. Com relação ao curso, ele avalia o resultado como “bastante positivo, apesar dos efeitos da pandemia. Para nós, foi muito significativo pela proximidade com a Educação Básica, reiterando nosso compromisso com a formação continuada de professores, que é parte da nossa política de formação de professores, com materiais pedagógicos, com mediadores ligados a universidades locais, à educação popular, à UFFS, pela rede de relação que estabelecemos com outros profissionais”.

O secretário de formação do Sinte/SC, Aldoir Kremer, também considera que houve muito sucesso durante a trajetória do curso. “A formação foi muito feliz ao trazer reflexões a respeito da vida real, da vida cotidiana da educação brasileira, catarinense e as interfaces da vida escolar, com a realidade social, com o mundo do trabalho, com as contradições da sociedade contemporânea. Trata-se de uma contribuição importante na vida das pessoas, porque permitiu um novo olhar, horizonte, perspectiva educacional das pessoas. Também, no campo do planejamento, da organização, que foram temas abordados no período; além das reflexões no campo propriamente educacional, das teorias e princípios educacionais e quais interferências e interfaces eles trazem com o que se produz em termos de formação social e formação intelectual da nossa comunidade, dos nossos estudantes”, finalizou.

Galeria de Imagens: