Apresentação

Nome
Especialização em Educação Integral

Estado do curso
Encerrado

Sobre o Curso

OBJETIVO GERAL

Promover e oportunizar espaços para formação e qualificação dos profissionais da educação desencadeando espaços de reflexão acadêmica sobre ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas para a melhoria da qualidade da educação básica.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Complementar a formação de gestores e professores da educação básica aliando conhecimentos teóricos com o cotidiano da realidade social;

Desencadear diálogos e compartilhamento de experiências regionais, nacionais e internacionais sobre educação integral;

Sensibilizar os gestores e professores da escola básica para promover o reconhecimento da necessidade de integração da escola às diferentes manifestações culturais expressas no cotidiano das comunidades;

Contribuir para formar grupos sociais capazes de apresentar projetos sociais eficazes que possam envolver a juventude de forma efetiva e permanente;

Instrumentalizar os currículos e os métodos de trabalho buscando a adequação das práticas de ensino e de aprendizagem às concepções de educação integral;

Problematizar as condições da docência e da gestão, especialmente em razão do aspecto catalizador que estas adquirem no contexto da educação integral;

Realçar a importância da cultura popular como elemento integrador e a escola como instrumento receptor e transmissor de valores culturais fundados em princípios éticos e voltados para o crescimento da comunidade;

Construir metodologias e procedimentos adequados aos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas com educação integral, potencializando a criação, a inovação e a organização de redes de trabalho;

Consolidar as iniciativas de educação integral no âmbito dos programas governamentais, focadas especialmente na integração entre universidade e escolas públicas de educação básica;

Conhecer e analisar as políticas de financiamento da educação básica e de educação integral;

Estimular a produção de uma base de dados a partir da elaboração de monografias que possibilitem uma avaliação gradual e permanente das ações educativas no âmbito da educação integral.

Situar a UFFS como um polo de articulação e de suporte à implementação das políticas nacionais, estaduais e municipais de educação integral.


Número de vagas anuais
50

Ato Autorizativo
Ementa Título
Aprova o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Integral.