Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular

A estrutura curricular está alinhada à área de concentração Produção Sustentável e Conservação Ambiental, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados, agentes transformadores, que possam contribuir em certo grau com o equacionamento dos diversos estrangulamentos ambientais da região, amplamente reconhecidos em nível nacional, relacionados à atividade agropecuária e agroindustrial.

A estrutura curricular está organizada em créditos obrigatórios (10), créditos eletivos (14) e dissertação (06), totalizando 30 créditos.

Os três componentes obrigatórios – Sustentabilidade ambiental, Estatística aplicada às ciências ambientais e Seminários em produção sustentável e conservação ambiental – buscam preparar o discente para o desenvolvimento da pesquisa e dar uma formação cidadã, preparando-o para o desafio de ser um agente transformador na construção de uma sociedade sustentável.

Os componentes eletivos visam complementar uma formação técnica e cidadã, aprofundando a formação dentro das linhas do programa, além de possibilitar a construção do embasamento teórico necessário para construção e execução da dissertação. Nesse sentido, os componentes Metodologia e Redação Científica e Seminários permitem que discentes de ambas as linhas possam complementar a formação enquanto cidadãos cientistas que serão junto à sociedade.

A linha Sustentabilidade dos Agroecossistemas permite uma formação mais ampla na linha com os componentes Gestão dos Agroecossistemas e Produção Sustentável de culturas agrícolas, além de uma formação mais específica com manejo e sustentabilidade de plantas daninhas, produção sustentável em fruticultura e manejo de pomares e produção sustentável de mudas de espécies lenhosas e sistemas de propagação de plantas.

A linha Conservação dos Recursos Naturais permite uma formação mais ampla com os componentes Conservação da Natureza e Avaliação e Monitoramento Ambiental e mais específica com Gestão da Qualidade do Ar, Restauração Ecológica e Processos, Avaliação e Gerenciamento de Bacias Hidrográficas.

Além disso, existem componentes que transitam entre as linhas, como Modelagem Matemática Ambiental, Tratamento de Águas Residuárias, Valoração de Resíduos Agroindustriais e Agroenergia, visando à sustentabilidade ambiental.

 

Total de créditos para titulação

Créditos obrigatórios: 10

Créditos eletivos: 14

Dissertação: 06

Total: 30

Componentes Curriculares

COMPONENTE

CH

CR.

EMENTA

O, E , OL

Sustentabilidade ambiental

60h

4

História e surgimento da preocupação ambiental. Conceitos modernos de sustentabilidade.  Desenvolvimento social e sustentabilidade ambiental. A questão ambiental sob o enfoque econômico. Abordagens interdisciplinares  e inovadoras da sustentabilidade.

A sustentabilidade e suas  relações com o setor produtivo. Ferramentas e  técnicas visando a sustentabilidade das sociedades modernas. Indicadores de Sustentabilidade.

Obrigatória

Estatística aplicada às ciências ambientais

60h

4

Planejamento de experimentos aplicado. Principais delineamentos experimentais. Testes de significância. Testes de comparação  múltipla  de  médias.  Análise da regressão e correlação. Procedimentos clássicos de planejamento de experimentos (Planos Ortogonais,  Fatoriais e Semi - Fatoriais, Planos de Taguchi). Conceito de Planejamento Sequencial de Experimentos. Noções sobre Técnicas Avançadas em Planejamento de Experimentos.  Estudos de caso associados às Ciências Ambientais.

Obrigatória

Seminários em produção sustentável e conservação ambiental

30h

2

Seminários internos para apresentação dos temas de dissertação: discussão dos possíveis  referenciais  teóricos.  Preparação e apresentação oral  de seminário relacionado ao projeto de pesquisa ou aos resultados do trabalho da dissertação. Treinamento no uso de recursos audiovisuais para  apresentação de trabalhos científicos. Exercício de arguição  técnico-científica  com  a  plateia  sobre  o  assunto do seminário.  Oportunizar  a apresentação  do  trabalho de dissertação e tese aos professores e demais pessoas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação.

Obrigatória

Avaliação e monitoramento ambiental

60h

4

As principais ferramentas para   avaliação e monitoramento ambiental. Impactos  ambientais. Biomonitoramento. Biomarcadores. Bioindicadores.

Eletiva

Manejo e sustentabilidade de plantas daninhas

60h

4

Biologia e ecofisiologia das plantas daninhas. Interferência das plantas daninhas em  culturas. Métodos de controle de plantas daninhas. Classificação, mecanismo de ação, seletividade  e metabolismo dos herbicidas. Comportamento dos herbicidas no ambiente e aspectos toxicológicos. Resistência e tolerância de plantas a herbicidas. Nível de dano econômico de plantas  daninhas em culturas. Tecnologia de aplicação de herbicidas.

Eletiva

Metodologia e Redação Científica

30h

2

Introdução à metodologia  científica. Concepção, elaboração  e redação de projetos de pesquisa. A importância da redação científica  na  divulgação  dos resultados  da  pesquisa.  Como preparar um artigo  científico para publicação. Esboço  de  um  artigo. Estilo e  gramática do artigo científico.  Como escolher  uma  revista  científica  para  submeter  um  artigo para publicação. Como  escrever a carta ao editor. Como  submeter um artigo para  publicação. O processo de submissão eletrônica de artigos. Redação de dissertações e teses. Ética, direitos e permissões

Eletiva

Conservação da natureza

60h

4

Conceitos de Biologia da Conservação. Histórico da relação homem natureza. Importância da conservação da biodiversidade. Medidas da biodiversidade. Principais ameaças à  natureza. Causas diretas e indiretas da perda de  diversidade. Extinção e manutenção de populações.  População mínima viável. Espécies ameaçadas a nível local, regional e mundial. Estratégias de  conservação (in situ  e  ex situ). Legislação ambiental como ferramenta de conservação. Técnicas  utilizadas na proteção e conservação da diversidade biológica.

Eletiva

Gestão da qualidade do ar

60h

4

Composição e estrutura da atmosfera. Camada limite atmosférica. Padrões de qualidade do ar. Classificação dos poluentes. Fontes e efeitos da poluição atmosférica. Métodos de controle da poluição atmosférica; equipamentos de controle. Monitoramento de poluentes atmosféricos.  Transporte e dispersão de poluentes atmosféricos. Modelos EPA para o controle da qualidade do ar.

Eletiva

Gestão dos agroecossistemas

60h

4

Os  agroecossistemas,  sua  estabilidade,  função,  serviços  ambientais  e  sustentabilidade. A  ecologia de paisagem, seus conceitos e aplicações na gestão ambiental destes sistemas. A gestão e  o planejamento de agroecossistemas bem como sua implementação e certificação.

Eletiva

Processos, avaliação e gerenciamento de bacias hidrográficas

60h

4

Introdução; Processos: Fisiografia; Clima, Precipitação e Ciclo hidrológico;  Hidrogeologia; Hidrogeomorfologia; Qualidade da água.  Avaliação: Aquisição de dados; Sistemas  de informação geográfica; Hidrologia e modelagem hidrológica; Poluição. Gerenciamento:  Agências; leis; Abordagem sistemática; Gerenciamento de enchentes na escala da bacia;  Gerenciamento de enchentes local; Gerenciamento de áreas de inundação; Gerenciamento do rio;  Gerenciamento das águas subterrâneas.

Eletiva

Restauração ecológica

30h

2

Conceitos de restauração  ecológica  e  de  recuperação,  reabilitação  e  restauração  de  ambientes degradados.  Objetivos  e metas da  restauração  a  curto,  médio e longo prazo. A participação humana na conservação e restauração. Sucessão ecológica e propriedades   dos  ecossistemas. Fatores que impedem ou dificultam a regeneração natural da vegetação: ausência ou  baixa disponibilidade de propágulos devido à destruição de banco de sementes no solo, ausência de  dispersores  de  sementes  e  de  polinizadores,  competição  com  plantas invasoras exóticas;  falhas no recrutamento de plântulas; fatores de estresse adicionais (fogo, pastejo, super exploração das áreas  em regeneração); falhas no estabelecimento de interações essenciais (ausência de simbiontes como  micorrizas,  rizobactérias). Comparação entre  a regeneração de ambientes  florestais  degradados  através de plantio de mudas e de restauração através de sucessão ecológica natural (quando utilizar  uma  ou  outra técnica); Técnicas  nucleadoras  para  restauração;  importância  da  fauna  para  a  restauração ecológica; restauração de matas ciliares; restauração de  ecossistemas aquáticos.

 

Produção Sustentável em fruticultura e manejo de pomares

60h

4

Conceito e importância da fruticultura nos aspectos econômicos, social e alimentar.  Estudo da planta e seus frutos em respostas às condições ambientais para consumo in natura e  industrial.  Exigências ecológicas e classificação das plantas frutíferas. Instalação de pomares. Poda.  Planejamento de pomares comerciais. Dados econômicos e alimentícios, botânica, morfologia,  clima, solo, plantio, tratos culturais e fitossanitários, adubação, colheita e comercialização das  frutas de prioridade nacional e de interesse para o Sul do Brasil. Estudo das principais frutíferas da  região.

Eletiva

Produção sustentável de culturas agrícolas

60h

4

Importância econômica das principais culturas.  Crescimento,   desenvolvimento  e  produtividade  das  principais  culturas.  Estudo  de  aspectos  relacionados  aos  recentes  avanços  da  pesquisa,  envolvendo os sistemas produtivos, a tecnologia  de  produção nas  principais  culturas  de interesse agronômico. Produção e tecnologia de sementes e grãos. Analise de riscos de agrotóxicos  em culturas. Resíduos de agrotóxicos.

Eletiva

Produção sustentável de mudas de espécies lenhosas e sistemas de propagação de plantas

45h

3

Conceito e importância da propagação de plantas nos aspectos  econômicos e social.  Métodos de propagação sexuada e assexuada. Plantas matrizes. Dormência e regulação da  germinação. Poliembrionia e apomixia. Clones e propagação vegetativa. Bases anatômicas e  fisiológicas da estaquia, enxertia e mergulhia. Multiplicação por estruturas vegetativas  especializadas. Cultura de tecidos. Legislação para a produção e comercialização de mudas.

 

Eletiva

Modelagem matemática ambiental

60h

4

Introdução à Modelagem Matemática. Estudo de estratégias de modelagem. Modelos  matemáticos e problemas de engenharia. Método das diferenças finitas. Solução de problemas em  uma, duas e três dimensões. Aplicação das condições de contorno e termo fonte. Equações  diferenciais e problemas de engenharia. Solução analíticas e numéricas de problemas de difusão de  calor e massa. Estudo de caso de modelos matemáticos ambientais. Utilização de softwares  computacionais para resolução de problemas ambientais.

Eletiva

Tratamento de águas residuárias

60h

4

Composição das água residuárias , condições de lançamento,  níveis de tratamento; Tratamento biológico, metabolismo microbiano. Processos de tratamento de efluentes urbanos: sistemas  aeróbios com remoção de material carbonáceo e nutrientes. Reatores anaeróbios. Lagoas de  estabilização e de polimento. Filtros biológicos percoladores. Tratamento de águas segregadas. Bases conceituais da disposição  controlada de águas residuárias  no solo. Processos de Tratamento de efluentes industriais: classificação; parâmetros de qualidade; testes de toxidade de  efluentes; Normas brasileiras;  métodos físico e químicos de tratamento de águas; Processos  oxidativos avançados: microfiltração, osmose inversa,  ozonização, foto - Fenton, Fenton, foto - catálise, dentre outros, peroxidação catalítica; Polimento de águas residuárias para fins de reúso.

Eletiva

Valoração de resíduos agroindustriais

45h

3

Importância dos Processos Biotecnológicos aplicados na valoração de resíduos agroindustriais. Processos Fermentativos: Fundamentos, Cinética e Aplicações em Ciências  Ambientais. Agitação  e Aeração em Fermentadores. Esterilização. Reações Enzimáticas: Fundamentos, Cinética e Aplicações em Ciências Ambientais. Reatores bioquímicos ideais e reais.  Reatores  não  convencionais. Separação  e  purificação  de  produtos  obtidos  por via fermentativa  e  enzimática. Processos biotecnológicos de aproveitamento de resíduos ou subprodutos   da  agroindústria  para a obtenção de produtos com alto valor agregado: enzimas, polímeros, biocombustíveis e moléculas com atividade biológica

 

Eletiva

Agroenergia visando a sustentabilidade ambiental

60h

4

Avaliação da matriz energética nacional. Fundamentos de Agroenergia e biocombustíveis.  Conceitos  básicos  sobre  motores diesel e seus  combustíveis. Produção de  biodiesel.  Métodos  analíticos para o biodiesel. Propriedades do combustível. O estado - da - arte da indústria do biodiesel.  Implicações ambientais do biodiesel. Outros usos do  biodiesel  e  dos  resíduos  derivados  da  produção de biodiesel.

Eletiva

Estágio de docência

 

30h

2

Prática supervisionada do mestrando no ensino de uma disciplina de algum dos cursos de  graduação envolvidos. Inclui a participação do aluno em organizar a disciplina, planejar, preparar e ministrar aulas teóricas e práticas, adquirir  noções de didática e exercitar interações na sala de aula, sob a supervisão do professor responsável  pela disciplina.

Eletiva

Estudo dirigido

 

 

15h

1

Disciplina abordando assuntos específicos e dirigidos, de acordo com o necessário para elaboração da pesquisa do discente, supervisionada por docente especialista no assunto.

 

Eletiva

Tópicos Especiais I

30h

2

Apresentação  e  discussão  de  assuntos  de  interesse  relevantes  e  específicos  relacionados  com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos  professores  responsáveis  e/ou  estudantes.  Os  conteúdos  a  serem  oferecidos  serão  aprovados  em  colegiado  e  divulgados  no  semestre  precedente  àquele  em  que  serão  ministrados.  Abordagens  práticas de alguns assuntos poderão ser incluí das no programa.

Eletiva

Tópicos Especiais II

45h

3

Apresentação  e  discussão  de  assuntos  de  interesse  relevantes  e  específicos  relacionados  com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos  professores  responsáveis  e/ou  estudantes.  Os  conteúdos  a  serem  oferecidos  serão  aprovados  em  colegiado  e  divulgados  no  semestre  precedente  àquele  em  que  serão  ministrados.  Abordagens  práticas de alguns assuntos poderão ser incluídas no programa.

Eletiva

Tópicos Especiais III

60h

4

Apresentação  e  discussão  de  assuntos  de  interesse  relevantes  e  específicos  relacionados  com Produção Sustentável e Conservação Ambiental. Os tópicos serão sugeridos por iniciativa dos  professores  responsáveis  e/ou  estudantes.  Os  conteúdos  a  serem  oferecidos  serão  aprovados  em  colegiado  e  divulgados  no  semestre  precedente  àquele  em  que  serão ministrados.  Abordagens  práticas de alguns assuntos poderão ser incluídas no programa.

Eletiva