Abertas inscrições para quarta edição do curso de Latim no Campus Erechim

Publicado em: 02 de abril de 2014 13h04min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

O Latim, que foi utilizado por mais de mil anos pelo mundo ocidental para o relacionamento entre povos de diferentes grupos linguísticos, é o tema de um projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Em sua quarta edição, o curso intitulado “Leitura, interpretação e tradução de textos filosóficos latinos medievais” está com inscrições abertas.

 Interessados podem inscrever-se, até o dia 12 de abril, pelo e-maillatim.uffs@gmail.com. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. O curso é gratuito e tem encontros aos sábados, das 14h às 16h, com duração de um ano. Ao final, os participantes recebem certificação. Qualquer pessoa interessada, tanto da comunidade acadêmica quanta externa, pode participar.

Conforme o coordenador e ministrante do curso de extensão, professor da UFFS – Campus Erechim, Thiago Soares Leite, o objetivo é divulgar conhecimentos da língua latina e da cultura clássica, desenvolver técnicas de tradução em latim e iniciar a composição de um grupo de tradutores. Para ele, a procura pelo curso em edições anteriores surpreendeu, tendo em vista que atualmente o latim é considerado uma língua morta, ou seja, sem falantes nativos.

O professor atribui o interesse ao fato de o acesso a esse tipo de conhecimento ser raro, já que não existe oferta de cursos similares abertos à comunidade. Outro aspecto é o interesse, especialmente dos acadêmicos, em acessarem um conhecimento clássico diretamente relacionado às suas áreas de estudo, tendo em vista que o Latim foi utilizado durante séculos por pensadores de diferentes áreas para registrar suas pesquisas e reflexões.