Acadêmicos de Agronomia expõem modelos didáticos desenvolvidos no semestre
Elaborados na disciplina de Bioquímica, os trabalhos auxiliam os alunos a facilitar a compreensão dos conteúdos

Publicado em: 05 de dezembro de 2019 11h12min / Atualizado em: 06 de dezembro de 2019 11h12min

Segue até o dia 10 de dezembro, no saguão do Bloco B da UFFS – Campus Erechim, a exposição “Modelos Didáticos: Bioquímica de Biomoléculas e do Metabolismo”, promovida por acadêmicos do curso de Agronomia sob orientação da professora Denise Cargnelutti. A exposição apresenta trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre na disciplina de Bioquímica, da 2ª fase do curso.

A professora Denise explica que o desenvolvimento desses trabalhos justifica-se devido ao fato de que os conteúdos trabalhados na disciplina são extremamente abstratos. “Para facilitar a compreensão do conteúdo, pedimos que os acadêmicos construam modelos didáticos em configuração tridimensional a partir de temas previamente selecionados”, diz a docente. “Os modelos didáticos auxiliam os alunos a compreender melhor as estruturas de biomoléculas e rotas metabólicas celulares de animais, vegetais, bactérias, fungos e plantas, sempre visando a aplicação agronômica das mesmas.”

Ao longo do semestre, as apresentações são realizadas semanalmente em sala de aula, sempre no dia em que a docente aborda cada tema. “Assim, os acadêmicos se concentram em estudar o conteúdo com antecedência, facilitando a compreensão do assunto tanto através do estudo prévio quanto pela apresentação dos modelos, que melhor ilustram os conceitos”, fala Denise.

A professora aproveita para salientar que, após a exposição, os acadêmicos que desejarem doar os seus modelos didáticos, poderão o fazer. Os trabalhos estarão disponíveis Laboratório de Ensino de Ciências (Labec), coordenado pela professora Cherlei Coan.

*Fotos: Dolisete Levandoski/Ascom-ER.