Campus Erechim: Abertas inscrições para curso “Análise de livros didáticos na perspectiva de gênero

Publicado em: 25 de fevereiro de 2013 13h02min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 07h01min

Professores de ensino fundamental e acadêmicos de cursos de licenciatura podem se inscrever, até quinta-feira (28), no curso de extensão “Análise de livros didáticos na perspectiva de gênero”, oferecido gratuitamente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. As inscrições podem ser feitas no site institucional. O curso terá certificação de 30 horas e são oferecidas 30 vagas.

Conforme a coordenadora, professora Neide de Moura, o objetivo da atividade é socializar os procedimentos conceituais e temáticos sobre a análise de livros didáticos endereçados às escolas públicas de Erechim, tendo em vista a perspectiva da ideologia de gênero.

O curso é promovido pelo projeto de extensão desenvolvido na UFFS – Campus Erechim “Análise de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental (3º e 4º ano) na perspectiva de gênero”. Os encontros ocorrerão nos dias primeiro, oito, 15 e 22 de março, entre as 8h e 12h na sala de aula número cinco do Campus Erechim.

A professora explica que o tema sobre a análise de livros didáticos tem sido evidenciado desde a década de 1990 em função das pesquisas que tiveram como objeto de estudo esses materiais. “Essa análise tem sido proposta tanto na perspectiva da ideologia de gênero como na de cor/etnia, com a intenção de possibilitar aos professores um conhecimento sobre os conteúdos/imagens veiculados por meio dos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas brasileiras”, explica a professora.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail neide.moura@uffs.edu.br.