Campus Erechim: Acadêmicos de Geografia realizam trabalho de campo na região sul estado do RS

Publicado em: 21 de agosto de 2013 13h08min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 09h01min

Um grupo de cerca de 23 estudantes e professores do curso de Geografia da UFFS –Campus Erechim esteve, entre os dias 16 e 18 de agosto, realizando trabalho de campo na região sul do estado do Rio Grande do Sul. A atividade foi promovida pelas disciplinas de Biogeografia e Geografia da Região Sul, ambas ofertadas na sétima fase do curso.

Entre os locais visitados, estão: Usina Termoelétrica, Assentamento Roça Nova e a Cooperativa Bionatur, no município de Candiota; Centro Histórico, Zona Industrial e Portuária, e antiga charqueada e canal de São Gonçalo, em Pelotas; além do Museu Oceanográfico da FURG, Ilha da Pólvora, Centro Histórico, Zonas Industriais, Porto Velho, Porto Novo, Super Porto, Cassino, Reserva do Taim e Praia da Capilha-Lagoa Mirim, todos em Rio Grande.

Segundo o professor Éverton de Moraes Kozenieski, que acompanhou o grupo, os trabalhos de campo são componentes curriculares obrigatórios do curso de Geografia e têm por objetivo proporcionar aos estudantes a verificação de diferentes realidades regionais, tanto naturais quanto humanas, além de dar-lhes subsídios pedagógicos, uma vez que se tratam de futuros professores.

Os docentes Kátia Kellem da Rosa e Dilermando Cattaneo, ambos professores do curso, também acompanharam os acadêmicos. A atividade ainda contou com o apoio de outros profissionais de Geografia: Giovana Mendes de Oliveira, Paula Novak e Gilciane Jansen, todas da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e Willian Rocha, de Rio Grande.