Campus Erechim divulga programação da Semana do Diversa
Considerando apenas o IX Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, serão apresentados 300 trabalhos acadêmicos

Publicado em: 14 de outubro de 2019 08h10min / Atualizado em: 14 de outubro de 2019 08h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim promove, entre 21 e 25 de outubro, a IX Semana do Diversa, evento múltiplo que congrega várias programações, como, por exemplo, a nona edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).

Ao longo de uma semana inteira serão apresentadas pesquisas em desenvolvimento na UFFS e em outras Instituições. Se considerarmos apenas o SEPE, serão pelo menos 300 trabalhos acadêmicos apresentados. Além de estudantes da UFFS, já confirmaram participação no SEPE pesquisadores do IFRS, Uergs, Ideau, URI e Instituto Federal Farroupilha.

No evento, a UFFS ainda fará uma exposição com as capas de mais de 200 livros publicados por docentes. Haverá sessões de lançamento de algumas dessas produções no decorrer da programação.

A conferência de abertura será na noite do dia 21, quando a professora Roselane Zordan Costella, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordará o tema “Os saberes e os itinerários que (trans)formam os profissionais em educação”. Outro destaque é uma roda de conversa sobre inclusão, acessibilidade e diversidade na noite no dia 25. Participarão a professora Sonize Lepke, a intérprete de Libras Sheila Marques Duarte Bassoli e o acadêmico de Agronomia Paulo Roberto Alves da Silva.

Dentro da Semana do Diversa ocorrerão também o VI Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental, II Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, IV Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas, VI Workshop da Agricultura Moderna, Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, IV Jornada Pedagógica do curso Geografia, etapa preparatória do II Festival Cultura de Fronteira, entre outros eventos. Cada um terá atividades diversificadas, como palestras, conferências, oficinas, etc.

As oficinas trarão assuntos como empreendedorismo, energia solar fotovoltaica, arqueologia foucaultiana, escrita criativa, entre muitos outros.

A Semana do Diversa terá a etapa preparatória do II Festival Cultura de Fronteira. A segunda edição do Festival contemplará diferentes ações, abrangendo uma diversidade de linguagens artístico-culturais, com o intuito de promover processos formativos permanentes em arte e cultura. No Campus Erechim a programação terá oficinas, exposição fotográfica, rodas de conversa, mostra de bonecos de mesa, apresentações musicais, mostra e lançamento de livros de autores da UFFS.

Programação da IX Semana do Diversa do Campus Erechim

Cronograma de apresentações dos trabalhos no IX SEPE