Campus Erechim realiza ações de conscientização sobre prevenção da Aids

Publicado em: 30 de novembro de 2012 12h11min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 12h01min

As campanhas estão nas ruas, nos meios de comunicação e nas salas de aula, no entanto, nunca é demais reforçar a necessidade de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), do uso de preservativo nas relações sexuais e da realização de exames visando o diagnóstico precoce. Em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim, entidades e organizações do município, o Setor de Assuntos Estudantis (SAE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-Campus Erechim colaborou com ações relativas ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado em primeiro de dezembro.

Nesta sexta-feira (30) o SAE, com o apoio de servidores técnico-administrativos e bolsistas do Programa Bolsa Esporte, realizaram a entrega de material informativo e de preservativos para a comunidade acadêmica da UFFS.

Um grupo de servidores também representou a instituição na formação de um laço humano na Praça da Bandeira, Centro de Erechim, na manhã desta sexta-feira, juntamente com as demais entidades e organizações que apoiam a campanha. O objetivo foi chamar a atenção da população para a prevenção da Aids e de outras DSTs. O laço vermelho é o símbolo da campanha de prevenção.

Conforme a chefe do Serviço Especial de Assuntos Estudantis do Campus Erechim, Andrea Schneider, ações voltadas para a saúde dos estudantes e demais públicos da comunidade acadêmica são uma das atribuições do SAE, por esse motivo esse tema integra o Projeto de Intervenção Socioeducativo, desenvolvido pelo setor. A atividade de conscientização realizada está vinculada a este programa.

A medida, além de chamar a atenção da comunidade acadêmica para o auto cuidado com relação às DSTs, também integra a UFFS a ações de mobilização da comunidade de Erechim. Organizado pela Prefeitura, através do departamento de Vigilância em Saúde Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS da Secretaria de Saúde, a campanha, neste ano, tem como slogan “Abra seu coração para a prevenção! Use camisinha”.