Campus Erechim sedia eventos sobre fronteiras e territorialidades
Semana Acadêmica de História e Encontro Regional Fronteiras e Territorialidades ocorrem entre os dias 3 e 7 de junho

Publicado em: 31 de maio de 2019 17h05min / Atualizado em: 31 de maio de 2019 17h05min

Ocorrem, entre os dias 3 e 7 de junho, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, a Semana Acadêmica de História e o Encontro Regional Fronteiras e Territorialidades. Os eventos têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre as fronteiras e territorialidades, aproximando alunos da Graduação e especialistas da área, além de divulgar o conhecimento científico e promover debates sobre as diferentes formas de abordagem da temática. As atividades são abertas tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional.

A programação é composta por mesas-redondas, conferências e apresentações de trabalhos. Entre os convidados, estão pesquisadores de instituições como Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de Passo Fundo (UPF), entre outras.


Inscrições

Para ouvintes a inscrição é presencial e durante o evento. Interessados em apresentar trabalhos na Semana Acadêmica devem efetuar a inscrição através de formulário disponibilizado na página do evento no Facebook . 

Quem participar dos dois eventos ganhará certificação de 40h. Caso participe de apenas um, a certificação será de 20h.


Programação:

Semana Acadêmica de História

3 de junho

20h – Conferência: “Paisagem, Fronteiras e Raias: do afastamento à integração de identidades”, com Reginaldo José de Souza (UFFS).

Local: Auditório do Bloco B


4 de junho

20h - Apresentação de trabalhos

Local: Salas de aula 302B, 307B e 308B, Bloco B

 

Encontro Regional Fronteiras e Territorialidades


5 de junho

17h – Abertura oficial

17h30 – Mesa-redonda 1, "Fronteiras do Estado", com Andréia Picolli (UPF), Carla Menegat (IFSul) e Murilo Dias Winter (UFFS).

20h – Conferência “Fugas de escravos e fronteiras imperiais no Caribe e no Rio da Prata (séc. XVII-XIX)”, com Gabriel Aladrén (UFF).

Local: Auditório do Bloco B


6 de junho

14h – Apresentação de trabalhos

Local: Salas de aula 306A e 309A, Bloco A, e 308B, Bloco B

17h30 - Mesa-redonda 2, “A pluralidade das fronteiras e suas abordagens”, com Samira Peruchi Moretto (UFFS), Jocelito Zalla (UFRGS) e Fábio Feltrin de Souza (UFFS).

20h – Conferência “Espacialidade e a questão indígena na Reserva da Biosfera Yabotí”, com Emiliano Vitale (UNAM/Argentina).

Local: Auditório do Bloco A


7 de junho

14h – Apresentação de trabalhos

Local: Salas de aula 305A e 307A, Bloco A

17h30 - Mesa redonda 3, “Fronteiras da escravidão e da expansão territorial”, com Anderson Schmidt (UFSC), Max Roberto Ribeiro (Unisinos) e Bruno Aranha (UniRio).

20h – Conferência “O conceito de fronteira na historiografia: antigos debates, temas contemporâneos”, com Mariana Flores da Cunha Thompson Flores (UFSM).

Local: Auditório do Bloco A