Campus Erechim: últimos dias para inscrição em pós-graduação na área de Filosofia

Publicado em: 17 de janeiro de 2013 12h01min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 07h01min

Interessados em cursar pós-graduação na área de Filosofia têm até o dia 25 de janeiro para fazer sua inscrição no processo seletivo da especialização em Epistemologia e Metafísica, oferecida na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) CampusErechim. São 35 vagas para ingresso em 2013, podendo concorrer candidatos portadores de diploma de cursos superiores em Filosofia ou áreas afins. O curso é gratuito.

Conforme o coordenador da pós-graduação lato sensu, Vanderlei de Oliveira Farias, de forma geral, o curso vai tratar de assuntos relacionados ao conceito de ciência, de conhecimento, da relação entre mente e mundo, de perspectivas sobre a totalidade do mundo na Filosofia, sobre a possibilidade de conhecer as coisas e o mundo em sua totalidade, entre outros tópicos relacionados. Além disso, para Farias, quem fizer a especialização terá a oportunidade de entender um pouco sobre o método da própria Filosofia, isto é, de como ela é pensada.

“Durante o curso vamos transitar por todas as fases da Filosofia; haverá disciplinas que são da Filosofia Antiga, da Filosofia Medieval, da Filosofia Moderna, da Filosofia Contemporânea. Quem fizer a especialização vai ter acesso ao recorte da Filosofia, que é Epistemologia e Metafísica, mas também vai ter uma noção de todas as fases da Filosofia, das grandes questões que a envolveram em todas as épocas”, diz.

Como se inscrever

As aulas vão acontecer no Campus Erechim, nas sextas à noite e sábados durante o dia. As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria Acadêmica do Campus Erechim ou pelo correio, enviando a documentação ao seguinte endereço: Avenida Dom João Hoffmann, 313, Bairro Fátima – Junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, Erechim, Rio Grande do Sul, CEP 99700-000.

A seleção ocorrerá em duas etapas: na primeira será analisado o currículo do candidato e o pré-projeto de intenção de pesquisa – que devem ser apresentados no momento da inscrição; na segunda os candidatos selecionados na etapa anterior passarão por uma entrevista. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 20 de fevereiro, e as matrículas devem ser feitas nos dias 27 e 28 do mesmo mês.