Ciclo de palestras debate a Base Nacional Comum Curricular
Atividades, que iniciam nesta segunda-feira (19), fazem parte de programa de extensão destinado à formação de professores de escolas públicas

Publicado em: 19 de agosto de 2019 08h08min / Atualizado em: 19 de agosto de 2019 09h08min

Inicia nesta segunda-feira (19), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, um ciclo de três palestras sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades são voltadas para toda a comunidade regional, especialmente para professores das redes municipal e estadual que atuam nas áreas de Linguagens, Matemática e Tecnologias.

As palestras compõem um programa de extensão da UFFS intitulado Laboratórios Integrados em Linguagens, Matemática e Tecnologias (Labinteg), coordenado pela professora Denise Knorst da Silva. A iniciativa proporciona a formação de docentes de escolas públicas e o fortalecimento do diálogo entre comunidade e Universidade e está baseada na utilização dos laboratórios do campus universitário para a prática da docência.

– Utilizamos o Laboratório de Informática, a Brinquedoteca, o Laboratório de Docência e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) – explica o professor Roberto Carlos Ribeiro, que também participa do projeto. - O programa trabalhará formações específicas nas áreas das Linguagens (Língua Portuguesa), Matemática e Tecnologias, utilizando-se desses espaços específicos que são os laboratórios, levando ao professor a prática da docência, bem como a utilização de suportes tecnológicos.

Cronograma

Dia 19 de agosto: A BNCC e a área das linguagens – Língua Portuguesa. Como a Língua Portuguesa está proposta na BNCC e como levá-la para a sala de aula?
Palestrante: Prof. Dr. Roberto Carlos Ribeiro.

Dia 29 de agosto: A BNCC e a área de Matemática. Como a Matemática está proposta na BNCC e como executá-la em sala de aula?
Palestrante: Profª. Drª. Denise Knorst da Silva.

Dia 5 de setembro: A BNCC e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
Palestrante: Profª. Drª. Ana Maria de Oliveira Pereira.

As palestras, gratuitas, serão realizadas no auditório do Bloco dos Professores, das 19h30 às 22h30 e terão a duração de 3 horas cada uma. Haverá certificação para os participantes.

Para participar é necessário efetuar inscrição no link.