Ciências Sociais da UFFS - Campus Erechim participa de criação de associação nacional

Publicado em: 16 de maio de 2012 13h05min / Atualizado em: 05 de janeiro de 2017 11h01min

O curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está representado na diretoria provisória da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs). A entidade foi criada no último dia 11, em assembleia no Rio de Janeiro.

A UFFS - Campus Erechim foi representada no evento pelo coordenador Acadêmico do Campus Erechim, Luís Fernando Corrêa da Silva, pelo coordenador do curso de Ciências Sociais, professor Cássio Cunha Soares, e pelo professor dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais, Thiago Ingrassia Pereira.

Na assembleia, Pereira foi eleito para a primeira vice-previdência da entidade e o professor Silva para a suplência do Conselho Fiscal. “A criação da Abecs potencializa o debate sobre a Sociologia na escola, tendo em vista seus conteúdos e metodologias de ensino, fomentando importante espaço no meio acadêmico da área de Ciências Sociais”, destaca o professor.

A associação

A Abecs é uma entidade científica que congrega professores e pesquisadores da área de ensino da Sociologia na Educação Básica. A organização surge com o objetivo de fortalecer as discussões sobre conteúdos e metodologia de ensino de sociologia na escola, tendo em vista a Lei Federal 11.684/2008, que indica a obrigatoriedade do conteúdo no nível médio.

Entre os principais objetivos da nova entidade está a qualificação dos docentes nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e a criação de uma revista científica sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica. O primeiro congresso da entidade está previsto para abril de 2013, na Universidade Federal de Sergipe (UFSE), em Aracaju.