"Ciências Sociais na Fronteira Sul” é tema de Seminário no Campus Erechim

Publicado em: 10 de maio de 2013 13h05min / Atualizado em: 06 de janeiro de 2017 08h01min

Um Seminário organizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim irá debater o currículo e a formação do profissional da área na Universidade. A programação terá início na próxima segunda-feira (13), com a aula inaugural do curso, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Amaury Cesar Moraes, e a abertura do Seminário.

Com o tema “As Ciências Sociais na Fronteira Sul: reflexões sobre o currículo e a formação do profissional em Ciências Sociais na UFFS”, o Seminário segue com programação na noite de terça e de quarta-feira. A participação é aberta a todos os interessados pelo tema, da comunidade acadêmica e externa, e não é necessário fazer inscrição prévia.

Conforme o coordenador do curso de Ciências Sociais, Cassio Cunha Soares, a aula inaugural cumpre o papel de formalizar o início dos trabalhos acadêmicos no curso, bem como de dar as boas vindas aos alunos ingressantes do ano de 2013. Já o Seminário “Ciências Sociais na Fronteira Sul” visa levantar subsídios ao atual processo de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). “Nesse sentido, buscamos realizar uma reflexão e um balanço sobre o currículo do curso de Ciências Sociais e outros aspectos formativos necessários e relevantes para a formação do profissional habilitado pela graduação em Ciências Sociais existente no campus Erechim da UFFS”, explica o coordenador.

Conforme ele, sabe-se que o principal campo de atuação dos graduados é a docência na Educação Básica, porém, tem-se o desafio de manter e organizar uma matriz curricular que reserve um espaço substantivo para a dimensão investigativa. “Ou seja, garantir um processo formativo que permita uma articulação identitária compartilhada entre o professor de Ciências Sociais e o pesquisador cientista social”, afirma Soares.