Começa a VII JIC no Campus Erechim
Oficinas, minicursos e apresentação de trabalhos iniciaram o evento nesta segunda-feira (23)

Publicado em: 23 de outubro de 2017 17h10min / Atualizado em: 24 de outubro de 2017 07h10min

Iniciou na manhã desta segunda-feira (23) a sétima edição da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), evento da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que neste ano ocorre no Campus Erechim. A programação, que segue até amanhã, inclui oficinas, palestras, minicursos e apresentação de projetos acadêmicos dos seis campi da Instituição. As atividades iniciaram com uma Oficina de Fotografia ministrada pela acadêmica Júlia Prando, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A engenheira ambiental Sara Ceron Hentges, assessora técnica ambiental da EMATER, palestrou sobre políticas públicas e saneamento rural. A profissional destacou a situação atual do tema, que possui uma lógica diferente do saneamento em áreas urbanas. Apesar de haver entidades dispostas a financiar projetos de políticas públicas no setor, além de diferentes tecnologias para serem colocadas em prática, a implementação das ações esbarra, de acordo com Sara, em questões relativas à gestão pública, a entraves burocráticos e interesses políticos.

“A EMATER busca as universidades para parcerias, para o desenvolvimento do seu trabalho. A empresa operacionaliza todas essas práticas e sistemas que são desenvolvidas no estado do Rio Grande do Sul. Tudo o que as secretarias pensam e formalizam, a EMATER executa. Buscar a universidade é aumentar a nossa atuação, melhorar o serviço que realizamos e prestamos junto aos produtores”, disse Sara durante o evento.

“Buscamos a pesquisa, o monitoramento, as avaliações e as análises de todas as ações que executamos. Ao mesmo tempo, é de interesse das universidades fazer essa pesquisa e ter esse conhecimento também. Quando se fala de política pública nós precisamos operacionalizar tudo isso. A construção de uma política pública envolve muitas entidades, e as universidades têm um papel importante na pesquisa, no sentido de comprovar que aquela tecnologia é fundamental.”

A maioria dos participantes da JIC chegou ao meio-dia. Quase 190 trabalhos acadêmicos de estudantes de toda a Região Sul serão apresentados. Algumas delegações passaram a noite viajando. O acadêmico Hislley Bubanz, do curso de Agronomia do Campus Cerro Largo, passou quase seis horas na estrada. Vai apresentar um trabalho sobre promoção de crescimento através de microrganismo na cultura do morangueiro. “A JIC é interessante também para integrar os estudantes e conhecer outras realidades”, fala.

À tarde, após o momento de inscrições, a programação continuou. O Projeto de Extensão Poéticas Urbanas, do Campus Erechim, realizou a exibição de um filme seguida por debate. A ação ocorreu no Auditório do Bloco dos Professores. Às 14h iniciaram os minicursos, nos Laboratórios de Informática. A acadêmica Rayssa Vieira Kruger, do curso de Ciências Econômicas do Campus Laranjeiras do Sul, participou da atividade sobre análise estatística de dados com o software R. “É um assunto que me interessa bastante, principalmente para nós que fazemos Ciências Econômicas”, diz.

A aluna também apresentará um projeto de pesquisa sobre o comportamento da política fiscal e o desemprego no Brasil entre os anos 2003 a 2016. Sobre a JIC, a expectativa de Rayssa é agregar conhecimento. “É uma experiência muito boa porque tem os professores avaliadores, então é enriquecedor para o aprimoramento do trabalho. Também acho muito bacana essa experiência de conhecer outro campus da UFFS.”

Do curso de Enfermagem do Campus Chapecó, Marceli Hanauer apresentou uma pesquisa em que analisou o perfil epidemiológico de óbitos por causas externas na região da Associação de Municípios do Oeste Catarinense (AMOSC). Foi feita a análise de uma década, através de declarações de óbito. “Já apresentei esse trabalho em um evento internacional em Pelotas-RS. É a primeira vez que apresento um trabalho na JIC. O evento está bem organizado, os minicursos são todos muito bons, os trabalhos que estão sendo expostos também, com temas bastante relevantes. A Universidade e o Campus Erechim estão de parabéns”, disse.

A diversidade de áreas contempladas na JIC é grande. Tainá Maronn cursa Ciências Biológicas no Campus Cerro Largo. Apresentou, na tarde, seu trabalho em que analisa as imagens e o conteúdo de livros didáticos de Ciências e de Biologia. “Os professores utilizam bastante o livro didático, só que muitas vezes esses materiais apresentam o conteúdo de maneira simplória. É necessário que os docentes utilizem também outras metodologias, não só o livro”, apontou. “É a primeira vez que conheço outro campus da Universidade. É muito interessante”, disse ela, que é bolsista da Fapergs.

Os avaliadores também estão animados com a qualidade das pesquisas. É o caso da professora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Erechim, Adriana Dervanoski. “Os trabalhos são bem relevantes, são pesquisas de alto poder científico. Acho bem legal essa interação entre todos os campi e de poder ver o que os outros pesquisadores estão desenvolvendo”, ressaltou.

A abertura oficial da JIC ocorre na noite desta segunda-feira (23), com palestra da vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rasoto, que abordará o tema “Os diferentes caracteres da inovação”.

Programação do evento

Apresentação de trabalhos